Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|despedimento colectivo

Despedimento colectivo na TVI é «inqualificável, injustificado e imoral»

O Grupo Media Capital vai avançar com o despedimento colectivo de 12 trabalhadores da TVI, sob pretexto de perdas de receita com publicidade desde a pandemia e uma conjuntura económica difícil para a administração.

CréditosAntónio Cotrim / Agência Lusa

«O presente procedimento de despedimento colectivo abrange “somente” trabalhadores com funções que dizem ter sido transferidas para a EMAV em 2022», refere comunicado do Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações e Comunicação Audiovisual (STT/CGTP-IN). O Grupo Media Capital, dona da TVI, está há vários meses a tentar transferir trabalhadores para esta empresa, do universo da Plural.

O sindicato levanta «muitas dúvidas quanto à legalidade deste despedimento colectivo», considerando que se trata «de uma perseguição e uma punição aos trabalhadores que não aceitaram a cessação do contrato de trabalho com a TVI e a sua passagem para a EMAV». 

É que a argumentação utilizada pela administração, liderada por Mário Ferreira, «é falaciosa e enganadora», baseando-se na «perda de receita em publicidade desde a Covid-19 e a conjuntura económica desfavorável com prejuízos acumulados devido à Guerra na Ucrânia»: são pretextos que a realidade e «os discursos dos responsáveis da empresa nas “passadeiras vermelhas”» contradizem.

«Infelizmente, a administração da Media Capital e os seus accionistas, alguns afamados “empreendedores”, não olham a meios para atingir os fins e avançaram com este “rolo compressor”»:  um despedimento colectivo de 12 trabalhadores para intimidar todos os que não se submeteram, ainda, aos desmandos do patronato.

O STT vai enviar pedidos de audiências aos grupos parlamentares e convocar a solidariedade da CGTP e dos sindicatos do Movimento Sindical Unitário, denunciando publicamente «este “atentado” contra 12 trabalhadores, 12 seres humanos que merecem respeito» e todo o apoio.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui