Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|América Latina

Lançada campanha «200 anos contra o imperialismo: Bolívar vs. Monroe»

O objectivo da campanha da Alba Movimientos, em conjunto com a Assembleia Internacional dos Povos e outras organizações, é dar visibilidade às consequências da Doutrina Monroe na América Latina e Caraíbas.

Créditos / albamovimientos.net

A Articulación Continental de Movimientos Sociales y Populares hacia el Alba (Alba Movimientos) uniu-se à Assembleia Internacional dos Povos e a diversas redes internacionais para pôr em curso esta campanha de «Bolívar contra Monroe», no âmbito dos 200 anos da proclamação da Doutrina Monroe.

Num documento divulgado em castelhano, português, inglês, francês e haitiano, as organizações promotoras dizem pretender «actualizar e visibilizar», por via de múltiplas mobilizações e acções a nível regional, «a luta anti-imperialista em toda a Nossa América que as organizações já realizam nas suas lutas cotidianas».

Com isso, querem também demonstrar as consequências da Doutrina Monroe na América Latina e nas Caraíbas, nas diferentes dimensões que envolvem – que vão da disputa política à económica, militar, social, cultural, entre outras –, «bem como mostrar a validade do projecto bolivariano como resposta soberana ao avanço imperialista promovido há 200 anos».

A campanha [vídeo], que terá diferentes expressões «artísticas, culturais, comunicacionais e formativas», visa ainda divulgar de forma massiva materiais entre as organizações e movimentos que «se identificam com os mais de 200 anos de luta anti-imperialista que, com a tradição bolivariana, soberana e independentista, tem defendido a nossa Pátria Grande da voracidade imperialista».

Doutrina Monroe e avanço imperialista para a América Latina

Lembrando que, em Dezembro deste ano, passam dois séculos sobre a proclamação do então presidente dos EUA, James Monroe, daquilo que é hoje conhecido como Doutrina Monroe e que na América Latina se designa como «América para os americanos», a plataforma que promove a campanha afirma que, «desde então, os Estados Unidos avançaram sobre o nosso continente com a visão imperialista do seu "destino manifesto"».

«A história até os dias de hoje tem mostrado a inexorável contradição entre, por um lado, o projecto da Doutrina Monroe, que procurava instalar o pan-americanismo na nossa região como um lugar de expansão, influência e subjugação da região aos interesses dos EUA, e, por outro lado, Simón Bolívar e as centenas de libertadores da nossa Pátria Grande, com o seu projecto de repúblicas americanas, unidade continental com um princípio fundamental de soberania e integração anti-imperialista», destaca o texto.

O documento, que se encontra acessível no portal da Alba Movimientos ou no do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, sublinha como, até à actualidade, os EUA «prosseguiram o processo de expansão imperialista com expressões materiais concretas».

Estas incluem a militarização dos territórios latino-americanos; o violento deslocamento forçado de comunidades indígenas e camponesas; o endividamento das economias da região; ou os actuais projectos do Comando Sul dos Estados Unidos, «como o seu interesse expresso nas reservas de lítio, gás, ouro, petróleo e outros bens comuns de nossa região», afirmam.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui