|refugiados

Distrito de Viseu lembra massacre em Gaza e questão dos refugiados

A questão dos refugiados será debatida em Penalva do Castelo e em Viseu haverá uma sessão de solidariedade com a Palestina, esta segunda-feira. O CPPC é responsável por ambas as iniciativas.

Forças militares israelitas reprimem de forma brutal protestos da Grande Marcha do Retorno em Gaza
Créditos / trtworld.com

O Auditório da Loja do Cidadão de Penalva do Castelo acolhe amanhã, pelas 14h15, o debate «Os Refugiados, a Guerra e a Luta pela Paz», que conta com a participação de Ilda Figueiredo, presidente da direcção do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC).

De acordo com a informação divulgada por este organismo, a realização da iniciativa é da sua responsabilidade e responde a um convite efectuado pelo Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo.

No mesmo dia, a cidade de Viseu será palco de uma sessão de solidariedade com a Palestina, que terá lugar no café-bar The Brothers, a partir das 18h, e conta as intervenções de Ilda Figueiredo e de Helena Barbosa, membro da presidência do CPPC.

Na nota remetida pela organização defensora da paz, explica-se que «será uma acção de denúncia dos massacres que na última semana causaram mais de 60 mortos e feriram mais de 2700» palestinianos, no dia em que «os EUA abriram a sua Embaixada em Jerusalém, contra as resoluções da ONU e o direito internacional, e quando se assinalam os 70 anos da Nakba, a grande tragédia».

Com esta iniciativa em Viseu, pretende-se apoiar o «povo palestiniano e os seus legítimos protestos contra a ocupação dos seus territórios por parte de Israel», bem como denunciar a «violenta e criminosa repressão de que são alvo», lê-se no texto.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui