(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

Trabalhadores da Endutex lutam pela reposição de feriados

Trabalhadores concentraram-se exigindo a reposição do direito aos feriados Municipal e de Carnaval, retirados pela empresa este ano.

Arménio Carlos falou aos trabalhadores durante a concentração à porta da empresaCréditosSITE-Norte

No primeiro dia da Semana Nacional de Esclarecimento, Reivindicação e Luta promovida pela CGTP-IN, realizou-se uma concentração na empresa de revestimento têxtil Endutex, em Vilarinho, Santo Tirso, em protesto contra a precariedade e a retirada do direito aos feriados Municipal e de Carnaval.

Segundo os trabalhadores, nesta empresa do sector químico os salários são baixos, enquanto há três anos que são cerca de cinco milhões de euros o seu resultado líquido anual. Perante isto, os trabalhadores não compreendem a razão da empresa, unilateralmente, ter decidido em 2016 retirar os dias de feriado. Os manifestantes insistem que não havia necessidade de efectivar tal medida, tendo em conta os seus lucros e a carteira de encomendas. Lembram ainda que 2016 é o ano em que os lucros aumentaram para 6,5 milhões.

Os trabalhadores acusam ainda esta empresa de conter muitos vínculos precários, denunciando que existem muitos jovens trabalhadores a trabalhar há muito tempo numa condição em que a qualquer momento «podem ir para a rua».

Para além de representantes sindicais da Fiequimetal e do SITE-Norte, esteve presente nesta acção Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP-IN.

«A precariedade e o desemprego deixaram de ser apenas e só um problema laboral, para passar a ser um problema nacional, um problema de todos, e que exige de todos o máximo de intervenção para a sua resolução», afirmou durante a concentração.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui