(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|SIRESP

SIRESP (finalmente) na esfera pública

O Governo aprovou a transferência do SIRESP para a esfera pública com um brinde adicional para as empresas que negligenciaram a segurança do País, pagando-lhes mais sete milhões de euros. 

Estação móvel da rede SIRESP Créditos / MAI

O decreto-lei, aprovado hoje em Conselho de Ministros, «transfere integralmente para a esfera pública» as funções relacionadas com a gestão, operação, manutenção, modernização e ampliação do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), e também a estrutura empresarial.

O fim desta parceria público-privado (PPP) deve ocorrer em 1 de Dezembro de 2019 e o Estado vai pagar sete milhões de euros, que corresponde a 33 500 acções dos operadores privados Altice e Motorola, segundo afirmou, no final da reunião, o secretário de Estado do Tesouro, Álvaro Novo, o que representa um chorudo benefício para estes infractores.

O embrião desta parceria público-privada (PPP) surgiu em 2003 com Durão Barroso, tendo sido adjudicada na véspera de Santana Lopes abandonar o cargo de primeiro-ministro. No total, o Estado comprometeu-se a pagar 550 milhões de euros até 2021, enquanto os privados negligenciaram o investimento que lhes cabia fazer. 

Treze anos depois do estabecimento da PPP para uma rede nacional de emergência, usada por bombeiros, INEM, PSP, GNR e outras entidades, esta ainda não actua como uma rede de comunicação única, além de não cobrir a totalidade do território nacional. 

No ano passado, o valor gasto pelos contribuintes com a PPP do SIRESP ascendeu a 40 milhões de euros. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui