(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|habitação

Preços da habitação aumentam 10,4% no 3.º trimestre

O Índice de Preços da Habitação (IPHab) aumentou 10,4% no terceiro trimestre, em termos homólogos, depois de uma subida de 8% no trimestre anterior, ao ritmo mais alto em pelo menos oito anos, divulgou esta quarta-feira o INE.

Lisboa é a cidade onde os preços da habitação são mais elevadosCréditos / Pixabay

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), esta é a taxa de variação mais elevada da série disponível desde 2009 e foi «essencialmente determinada pelo comportamento do preço dos alojamentos existentes, que aumentaram 11,5% em termos homólogos».

Os preços dos alojamentos novos também cresceram de forma significativa, aumentando 6,9% face ao terceiro trimestre do ano anterior.

No terceiro trimestre de 2017, foram transaccionados 38 783 alojamentos, um novo máximo da série disponível.

O valor das vendas realizadas entre Julho e Setembro de 2017 aproximou-se pela primeira vez dos 4,9 mil milhões de euros, sinaliza o INE.

O IPHab cresceu 3,5% entre o segundo e o terceiro trimestre de 2017, mais 0,3 pontos percentuais do que no período anterior.

Este valor foi influenciado, segundo o INE, pelo comportamento dos preços dos alojamentos existentes, que registaram uma subida de 4,1% no terceiro trimestre (aumentos 2,5% e 3,2%, no primeiro e segundo trimestres, respectivamente).

No caso dos preços dos alojamentos novos, embora tenham registado um aumento (1,7%), o ritmo foi inferior ao do trimestre anterior (3,3%).


Agência Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui