(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Futebol

«Os Belenenses» sempre, SAD nunca mais

Está dada a sentença final no processo que a B SAD tinha interposto, no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, contra «Os Belenenses». Justiça confirma a ruptura definitiva entre as duas entidades.

Créditos / Os Belenenses

O processo remonta a Junho de 2018, quando o clube se dividiu em duas entidades distintas: o Clube de Futebol «Os Belenenses» e a B SAD. Esta cisão resultou de um conflito cujas proporções iam escalando entre a direcção do clube e a Sociedade Anónima Desportiva, SAD, detida maioritariamente, em 51%, pela empresa Codecity.

O objectivo da B SAD era ligar, permanentemente, o clube à SAD, impedindo que este pudesse chegar às competições profissionais.E também constituir uma nova SAD ou Sociedade Desportiva Unipessoal por Quotas, SDUQ, ou mesmo começar a trilhar o seu novo caminho, desde a última divisão distrital até à 1.ª divisão nacional.

Certo é que a SAD foi sofrendo revés após revés. Outras decisões judiciais tinham já impedido a entidade de usar o nome «Belenenses», assim como os seus símbolos e emblemas, tendo a sentença, que veio a público na sexta-feira, constatado, por fim, a total ruptura entre as duas organizações.

O Clube de Futebol «Os Belenenses», que joga agora no Campeonato de Portugal, já «não é o clube fundador da B SAD» e está livre para «constituir uma nova sociedade desportiva para competir no futebol profissional». O B SAD deixa, igualmente, de poder considerar «Os Belenenses» como o seu clube fundador.

Em comunicado, a direcção do Clube de Futebol «Os Belenenses» admite não ter ficado surpreendida com a sentença proferida pelo Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa. Afinal, dizem, todos os caminhos pareciam conduzir a «esta decisão, que confirma as teses defendidas pelo Clube».

De acordo com a sentença, «a utilização, pela B SAD, do nome Belenenses induz em erro os destinatários sobre a identidade e natureza da SAD», configurando um acto de concorrência desleal. Todas as «pretensões da B SAD contra o Clube foram desatendidas, de tal forma que foi a B SAD quem foi condenada a pagar todas as custas» judiciais.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui