(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|museus e monumentos nacionais

Gratuitidade no acesso a museus passa a ser permanente em domingos e feriados

A medida consta do Orçamento do Estado para 2021 e determina que o acesso a museus, palácios e monumentos nacionais passa a ser sempre gratuito aos domingos e feriados.

O Palácio Nacional de Mafra é um conjunto arquitectónico formado por um Paço Real, uma Basílica e um ConventoCréditos / Pedro Simões

O caminho para a gratuitidade da fruição destes equipamentos culturais tem sido progressiva. Recorde-se que a entrada nestes edifícios já teve um regime de entrada gratuita que se aplicava no primeiro domingo de cada mês.

Posteriormente, em 2017, a entrada nos museus passou a ser gratuita aos domingos até às 14 horas. Agora, o actual Orçamento do Estado em vigor abrange todos os domingos e feriados. Todas as propostas em torno desta matéria foram aprovadas depois de apresentadas pelo PCP.

No ano passado, já em contexto da pandemia, foi implementado pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) um regime de excepção que previa a gratuitidade de museus, palácios e monumentos nacionais aos fins-de-semana.

Porém, com esta nova medida, entrada gratuita passa a ser permanente em todos os museus, palácios e monumentos que se encontram sob tutela da administração central.

Deste modo, todos os cidadãos residentes em território nacional podem entrar sem pagar, garantindo-se que, em termos orçamentais, são transferidas as verbas correspondentes à redução de receita de bilheteira para as entidades culturais.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui