(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|direitos das crianças

Gratuitidade das creches vai abranger todas as crianças

Os deputados aprovaram esta quarta-feira por unanimidade o alargamento progressivo da gratuitidade das creches e soluções equiparadas a todas as crianças, a partir de Setembro do próximo ano. 

CréditosEstela Silva / Agência Lusa

O projecto de lei do PCP, aprovado em Outubro na generalidade, foi votado ontem pela Comissão de Trabalho e Segurança Social com propostas de alteração do PS, que dilatam os prazos previstos na versão inicial. Em vez de Abril, como previam os comunistas, o alargamento progressivo arranca em Setembro do próximo ano, tendo como meta o ano de 2024 (em vez de 2023). 

De acordo com o texto aprovado por unamidade: o Governo «procede ao alargamento progressivo da gratuitidade de frequência de creche a todas as crianças que frequentem creche abrangida pelo sistema de cooperação bem como as amas do ISS [Instituto da Segurança Social]», com base no seguinte calendário: em 2022, a todas as crianças que ingressem no primeiro ano de creche; em 2023, a todas as crianças que ingressem no primeiro ano de creche e às crianças que prossigam para o 2.º ano e em 2024, a todas as crianças que ingressem no primeiro ano de creche e às crianças que prossigam para os 2.º e 3.º anos.

O diploma dos comunistas visava reforçar a solução que actualmente está prevista na lei, e que decorre da sua iniciativa, que consagra um primeiro avanço na gratuitidade das creches para crianças até aos três anos, designadamente de todas as que integram o primeiro e segundo escalões de rendimentos. 

Em declarações ao AbrilAbril, a deputada Diana Ferreira afirmou que a gratuitidade das creches para todas as crianças constitui um «avanço importante» e é «inseparável da insistência e empenho do PCP em garantir que a medida abrangesse todas as crianças, independentemente dos escalões».  

A proposta inicial previa ainda a implementação de uma rede pública de creches, com a criação de 100 mil vagas até 2023, mas foi chumbada com os votos contra do PS e do PSD.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui