(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Bolsa de Valores

Empresas do PSI20 mantêm dividendos em plena pandemia

Num quadro de crise económica e social, as empresas cotadas em bolsa vão distribuir lucros. Semapa, Sonae SGPS e Ramada Investimentos aumentam as remunerações dos accionistas.

Créditos / jornaldamoeda.pt

Já são 13 as empresas, das 18 que compõem o índice de referência, as que anunciaram que vão proceder à distribuição de dividendos em 2021. Os lucros vão ser pagos aos accionistas num ano em que se registaram, de forma geral, uma quebra de lucros e quando está instalada uma crise social associada às medidas restritivas de combate à pandemia, que implicaram um aumento da pobreza no País.

A distribuição das remunerações variam, havendo três empresas que propõem uma subida da remuneração aos accionistas, como é o caso da Semapa, Sonae SGPS e Ramada Investimentos; empresas que propõem manter os valores, como sejam a Corticeira Amorim, a EDP Renováveis, a EDP, a NOS, a REN e a Navigator; e outras que vão descer os montates pagos, como é o caso da Altri, a Galp e a Jerónimo Martins.

Já os CTT, que no ano passado cancelaram o dividendo, este ano anunciaram já a intenção de o distribuir. O Clube dos Pequenos Accionistas (Maxyield) já veio defender que esta proposta «é muito baixa e decepcionante».

Há empresas que ainda não decidiram sobre a distribuição de lucros, como é o caso do BCP, Pharol, Mota-Engil e Ibersol. Só a Novabase já anunciou que não quer pagar dividendos em 2021.

Como explicou à Lusa o analista do Banco Carregosa, Paulo Rosa, no total, as cotadas do PSI20 deverão entregar este ano cerca de 83% do lucro aos accionistas, em dividendos.


Com agência Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui