(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|CNOD

Congresso pelo «fim das barreiras que impõem a desigualdade e a discriminação»

Loures acolhe, este sábado, o 13.º Congresso da Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes, que se realiza sob o lema «Por um Movimento Associativo de Acção, na Defesa da Inclusão».

12.º Congresso da CNOD. Lisboa, 15 de Outubro de 2016 Créditos / CNOD

São esperados centenas de delegados no Pavilhão Paz e Amizade, na cidade de Loures, no próximo dia 26 de Outubro, para discutir a situação «em que vivem os portugueses com deficiência e apontar caminhos para o futuro elegendo também os órgãos desta estrutura confederativa», explica a Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD), em nota enviada à imprensa.

A reunião magna foi precedida por «um período de discussão em que os associados da CNOD aprovaram os documentos que vão ser debatidos e votados» este sábado, e estarão em cima da mesa assuntos como «a acessibilidade, o emprego, a saúde e a educação», naquilo que a organização considera «um sinal de vitalidade das organizações de pessoas com deficiência e das suas reivindicações». A discussão destes temas diz respeito às questões da deficiência, «mas também a tudo o que é transversal a toda a população».

A CNOD, criada em 1980, representa hoje 40 associações e conta com milhares de filiados, incluindo todos os tipos de deficiência como a intelectual, a motora, a sensorial e a orgânica. Esta estrutura representa, em Portugal, o Fórum Europeu de Deficiência e é membro do Conselho Económico e Social e do Conselho de Opinião da RTP.

A Confederação tem como missão «promover a unidade e a cooperação entre o movimento associativo das pessoas com deficiência em torno dos problemas e reclamações que lhes são comuns», e nesse sentido, o seu 13º Congresso será «um momento determinante na luta pelos direitos das pessoas com deficiência»

Para a CNOD, «o reforço do movimento associativo das pessoas com deficiência» e a sua unidade e luta são o caminho «para recuperar direitos entretanto retirados» e para alcançar «o fim das barreiras que impõem a desigualdade e a discriminação».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui