(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

Já são conhecidos os resultados dos exames nacionais

Exames nacionais continuam a barrar o caminho a milhares de estudantes

Os estudantes do ensino básico e secundário ficaram a conhecer hoje as notas dos exames nacionais de segunda fase. Mais chumbos em relação à primeira fase podem ditar o afastamento de muitos estudantes do ensino superior.

No início do mês de Junho estavam inscritos mais de 160 mil alunos nos exames do ensino secundárioCréditosNuno Veiga / Agência LUSA

Saíram hoje os resultados dos exames nacionais da segunda fase do ensino secundário. A taxa de reprovação é maior do que na primeira fase, mas menor se compararmos com a do ano passado. Já as médias seguem o sentido inverso: menores em relação à primeira fase, mais altas em relação a 2015. As disciplinas que estiveram em exame foram Português, Física e Química A, Biologia e Geologia, Matemática A e Geometria Descritiva.

Quanto aos exames do 9.º ano, mais de metade dos alunos chumbaram, 52% a Português e 64% a Matemática, sendo que a média desta última disciplina aumentou em relação ao ano passado. A percentagem de reprovações nos exames do secundário foi entre os 8%, a Biologia e Geologia, e os 23% a Física e Química A e Matemática A.

Os exames nacionais do 9.º ano, 3.º ciclo do ensino básico, têm um peso de 30% para a nota final. No secundário, 11.º e 12.º anos, os exames que são obrigatórios em cada disciplina valem igualmente 30%, enquanto aqueles que são de ingresso para o ensino superior valem entre 35 e 50% no cálculo da nota de candidatura, juntamente com a nota final do secundário. Este ano, tal como nos anteriores, chumbos nos exames reflectem-se em alunos impedidos de progredirem nos estudos.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui