(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|incêndios florestais

Comandante operacional afirma que o combate às chamas decorre de forma «favorável»

Cerca de 2 mil operacionais continuam a combater o fogo no Centro do País

Os incêndios no Centro do País fizeram, até agora, 62 vítimas mortais e outros tantos feridos. As escolas de cinco concelhos dos distritos de Castelo Branco, Coimbra e Leiria estão encerradas.

Bombeiros combatem incêndio no IC8, perto de Figueiró dos Vinhos. 18 de Junho de 2017CréditosMiguel A. Lopes / Agência LUSA

O último balanço foi transmitido pela ministra da Administração Interna, Contança Urbano de Sousa, ontem à noite. Entretanto, já esta manhã, Elísio Oliveira, comandante operacional dos cerca de 2 mil operacionais no terreno, falou numa situação que se mantém «preocupante», afectando vários concelhos dos três distritos afectados.

As escolas de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande (Leiria), Sertã (Castelo Branco) e Pampilhosa da Serra (Coimbra) estão encerradas por «tempo indeterminado», de acordo com um comunicado do Ministério da Educação enviado à Lusa.

As estradas do distrito de Leiria que estavam encerradas foram reabertas esta madrugada, mas mantêm-se os cortes de vias na A13 (entre o nó do IC8 e o nó de Penela) e a Estrada Nacional (EN) 236, junto à Lousã, no distrito de Coimbra. Também a EN238 e a estrada municipal 236, no concelho da Sertã, continuam encerradas à circulação.

Ao início da manhã, choveu no concelho de Pedrógão Grande, onde se iniciou um dos incêndios que, de acordo com a Autoridade Nacional de Protecção Civil, mantém vários focos activos nos três distritos afectados. Ao todo, estarão mobilizados perto de 2 mil bombeiros e cerca de 600 viaturas.

Os meios aéreos nacionais e internacionais mobilizados para o local estão impedidos de actuar por força das «condições metereológicas adversas», afirmou Elísio Oliveira. Apesar das dificuldades que se continuam a sentir no combate ao fogo, este está a decorrer de forma «favorável», disse o responsável.

O Governo decretou três dias de luto nacional, até terça-feira.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui