(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|inflação

Aumento das taxas de juro é mau sinal para Portugal

O anúncio do Banco Central Europeu (BCE), de aumento das taxas de referência em 50 pontos, uma opção que interessa aos grandes grupos económicos, mostra que a inflação está longe de ser passageira.

Créditos

A decisão da União Europeia e do BCE de subida do valor das taxas de juro e o consequente encarecimento do custo de capital implicará, para além da desvalorização dos salários, a subida de muitas prestações bancárias e maior dificuldade no acesso ao crédito, colocando milhares de famílias e pequenas e médias empresas em situação de maior fragilidade.

Esta opção do BCE provocará um maior desequilíbrio entre as condições de financiamento público e privado, prejudicando as economias periféricas da zona Euro como a portuguesa e beneficiando as grandes potências europeias, como a Alemanha.

Entretanto, o PCP, reagindo a este aumento das taxas de juro, reclama o combate à inflação «através de medidas de valorização dos salários e de uma intervenção do Estado na política de preços e na oferta dos bens e serviços essenciais».

Em comunicado, os comunistas consideram ainda «que o brutal aumento dos preços é inseparável da política de sanções, que tem sido determinada em função dos interesses dos EUA», o principal beneficiário da actual escalada de confrontação internacional.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui