(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|recibos verdes

Apoios a trabalhadores independentes limitados

As regras definidas para o novo período de confinamento podem traduzir-se numa redução do universo de trabalhadores que beneficiam destas ajudas.

Créditos / hrportugal.sapo.pt

O Governo decidiu, após ter decretado a paralisação de diversos sectores da economia, renovar os apoios destinados aos trabalhadores independentes. Todavia, as novas regras desenhadas podem significar que menos trabalhadores sejam abrangidos.

Passa a ser critério que a actividade esteja suspensa ou cujo estabelecimento esteja encerrado por determinação legal ou administrativa, quando, em 2020, era suficiente o registo de um quebra «abrupta e acentuada» de, pelo menos, 40% para aceder ao apoio, lê-se em análise do Eco.

Assim, só os trabalhadores independentes que, directamente, estejam sem actividade por causa das medidas restritivas podem aceder a este apoio. O que exclui outros profissionais que, tendo uma significativa diminuição de actividade, não têm os seus sectores suspensos por imposição legal.

Foi ainda renovado o apoio destinado aos trabalhadores independentes que não registem contribuições à Segurança Social nos últimos 12 meses, o qual também só se aplica àqueles que vejam as suas actividades paradas.

Prevê-se ainda que a duração dos apoios seja mais curta, uma vez que a Segurança Social prevê que os apoios sejam concedidos por um mês, como se lê na sua página. O que contrasta com o facto de, no ano passado, os trabalhadores independentes terem a possibilidade de beneficiar deste apoio pelo período de seis meses.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui