Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Câmara Municipal de Silves

Silves: «Património Inclusivo e Diversificado»

O município algarvio associa-se às Jornadas Europeias do Património com uma programação centrada no espólio cultural da região e na intervenção dos serviços de conservação e restauro camarários.

Créditos / Região Sul

É no âmbito da actividade «o Museu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS) está a recrutar conservadores-restauradores!» que é dado o mote ao programa que se vai desenrolar entre os dias 29 de Setembro e 3 de Outubro.

A convite da Câmara Municipal de Silves, a Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve vai, logo no primeiro dia da iniciativa, «remontar peças cerâmicas actuais e fragmentadas, simulando pequenos restauros, como forma de sensibilizar para a importância de uma prática associada à reconstrução e preservação do passado».

Já no dia 30 de Setembro, a autaquia vai partilhar nas suas redes sociais «pequenos vídeos descritivos de cinco das intervenções de restauro levadas a cabo pelos serviços de conservação e restauro» da CMS. O programa «Cinco restauros em cinco momentos» vai explorar «as várias fases de tratamento a que está sujeito o nosso património, nos seus diferentes suportes: pedra, metal e madeira».

O destaque recairá sobre a intervenções realizadas no pelourinho, ao pavimento em madeira da Sé de Silves, a Torre 4 e ao muro adjacente das Muralhas da Almedina, a Cruz de Portugal e a Torre 1 do Castelo de Silves.

Outra actividade já anunciada é a visita do Museu de Arqueologia ao Estabelecimento Prisional de Silves, no dia 1 de Outubro, para apresentar «o poço-cisterna almóada, classificado como monumento nacional», uma das mais importantes peças deste equipamento cultural.

A jornada terminará com um passeio interpretativo, num percurso ao longo do «vale da sinuosa, Ribeira de Odelouca, com passagem por um sítio arqueológico e momentos de descoberta do património natural e etnográfico». A realizar no dia 3 de Outubro, a participação é gratuita, com limitação de 25 pessoas.

«As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de meia centena de países». As iniciativas visam sensibilizar os cidadãos europeus «para a importância da salvaguarda do Património».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui