|Dia Internacional da Mulher

Évora mostra a imagem da mulher nos últimos 150 anos

Integrada nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, a exposição A Mulher nas Colecções do Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Évora tem inauguração marcada para 7 de Março.

Créditos / mondadeiras.blogs.sapo.pt

O Município detalha num comunicado que o conjunto de fotografias expostas «resulta da pesquisa de sinais de narrativas e imagens iconográficas do tema nas diferentes colecções do Arquivo Municipal» que, de forma  selectiva e subjectiva, remete para a percepção e representação da imagem da mulher nos últimos 150 anos.

Entre retratos de estúdio, reportagens ou fotografias artísticas «foi possível elaborar um documento social, etnológico e cronológico da evolução do estatuto da mulher e da sua representação social», no período entre 1870 e os inícios do século XXI.

«A pesquisa efectuada permitiu trazer para as paredes do espaço expositivo, a burguesa do séc. XIX, a mulher confinada ao espaço doméstico, as operárias fabris das primeiras unidades industriais da região (incluindo o trabalho infantil, no feminino), as camponesas alentejanas e das serras algarvias, as primeiras empregadas de serviços, as artistas dos palcos lisboetas e eborenses, as funcionárias da autarquia de Évora ou mulheres anónimas», lê-se no texto. 

Entre os autores das imagens recolhidas estão nomes como Maria Eugénia Reya Campos (primeira fotógrafa portuguesa), José Pedro Braga Passaporte (fotógrafo da Casa Real) e Joaquim da Silva Nogueira (do estúdio Photo Brasil).

A inauguração acontece esta quinta-feira, às 17h30, no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, onde será visitado um dos núcleos, seguindo-se a inauguração do que ficará patente na Biblioteca Pública de Évora.

A exposição pode ser visitada até ao dia 30 de Março.  

Tópico