|Associativismo popular

Colectividades reúnem-se este sábado em Évora

A Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD) realiza hoje em Évora uma sessão solene comemorativa do Dia Nacional das Colectividades e do seu 99.º aniversário.

Créditos / e-cultura

O Palácio D. Manuel acolhe este importante evento para o Movimento Associativo Popular (MAP), em que serão abordadas as comemorações do Centenário da CPCCRD, bem como o estado do Movimento Associativo Eborense.

Os trabalhos arrancam pelas 11h. Durante a manhã será lançado o número dez da Revista Análise Associativa, seguindo-se um debate e uma sessão sobre «balanços e perspectivas» do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE). Da parte da tarde terá lugar a sessão solene do Dia Nacional das Colectividades, que se assinala a 31 de Maio, e um momento em que serão abordadas as comemorações do centenário da CPCCRD.

No âmbito desta sessão comemorativa serão ainda galardoadas e distinguidas várias instituições e personalidades, entre as quais a Câmara Municipal de Évora. O programa completa-se com um momento de poesia e com a actuação do grupo coral alentejano «Vozes do Alentejo». 

Em Agosto de 2003 foi aprovada a lei de Reconhecimento e Valorização do MAP, que fixa o dia 31 de Maio como Dia Nacional das Colectividades. A data remete para o Congresso da Federação Distrital das Sociedades de Educação e Recreio, realizado entre os dias 31 de Maio e 3 de Junho de 1924 e, defende a CPCCRD, é resultado do «profícuo trabalho» do Congresso Nacional de Colectividades, realizado em 2001, onde foi tomada a decisão da sua constituição formal em Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto.

A Confederação recomenda às suas filiadas, estruturas descentralizadas e colectividades Elo que, na próxima quarta-feira, comemorem o Dia Nacional das Colectividades com iniciativas em todo o País, envolvendo o maior número de dirigentes associativos.  

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui