(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

|Brexit

Encontro entre principais responsáveis europeus

UE quer acelerar Brexit «por mais doloroso que seja»

Responsáveis europeus querem Reino Unido fora da União Europeia o mais rapidamente possível.

Jean-Claude Juncker (esquerda) e Mark Rutte (direita) encontraram-se com os presidentes do Conselho e do Parlamento EuropeuCréditos

Os líderes das instituições da União Europeia (UE) querem iniciar «tão cedo quanto possível» o processo de saída do Reino Unido. Esta é a principal conclusão do encontro dos presidentes do Parlamento Europeu, do Conselho Europeu e do primeiro-ministro holandês (que exerce a presidência rotativa do Conselho da UE) com Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia.

Do encontro entre Martin Schulz, Donald Tusk, Mark Rutte e Juncker saiu um comunicado conjunto onde os responsáveis assumem o «lamento» apesar de aceitarem a decisão dos britânicos. O processo de saída não deve esperar, «por mais doloroso que possa ser», para evitar o clima de incerteza.

Afirmam ainda que o acordo alcançado em Fevereiro entre o Reino Unido e a UE não será renegociado, dizem estar «preparados para iniciar as negociações» e esperar ter no Reino Unido «um parceiro próximo no futuro».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui