(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Palestina

Operação na Margem Ocidental ocupada

Soldados israelitas ocupam campo de refugiados e matam um adolescente

Na terça-feira de madrugada, forças israelitas invadiram o campo de refugiados de al-Fawwar, perto de Hebron, na Margem Ocidental ocupada. Um jovem palestiniano foi morto e várias dezenas ficaram feridos.

Soldados israelitas ocupam o campo de refugiados de al-Fawwar, a sul de Hebron (Palestina)CréditosHispanTV

O jovem, identificado como Muhammad Abu Hashhash, de 17 anos, faleceu depois de «ter sido atingido a tiro no peito, durante confrontos [com forças israelitas] no campo de al-Fawwar», informou ontem, numa nota, o Ministério da Saúde da Palestina.

O movimento Fatah no Sul de Hebron declarou esta quarta-feira como dia de luto, esperando-se que as instituições governamentais e privadas estivessem encerradas.

Na madrugada de terça-feira, um número elevado de soldados israelitas cercou o campo de refugiados de al-Fawwar, tendo posicionado franco-atiradores nos telhados das habitações, revistado as casas e interrogado os habitantes nas ruas, noticia a agência Ma'an. De acordo com uma fonte militar israelita referida por esta agência, a operação tinha como objectivo encontrar armas e prender «palestinianos procurados».

Jovens residentes no campo responderam à operação atirando pedras e coktails molotov às forças invasoras, que dispararam fogo real e balas de aço revestidas de borracha, e lançaram granadas de gás lacrimogéneo.

Na sequência dos confrontos e da repressão das forças israelitas, 45 palestinianos ficaram feridos, refere a Ma'an, baseando-se nas informações dos vários centros hospitalares para onde os jovens – na sua maioria – foram levados. O jornal Haaretz afirma que o Exército israelita apenas confirmou a existência de 23 feridos.

Diversas testemunhas referem que o campo, localizado no Sul da Cisjordânia e onde vivem cerca de 10 mil pessoas, foi alvo de uma verdadeira operação de saque e destruição por parte das forças militares israelitas, que levaram ouro, dinheiro e outros pertences das casas revistadas.

Operações diárias

O ataque ao campo de al-Fawwar foi particularmente violento, informa a Ma'an, sublinhando, no entanto, que as operações levadas a cabo por forças israelitas em cidades, aldeias e campos de refugiados palestinianos ocorrem com uma frequência diária na Margem Ocidental ocupada e em Jerusalém Oriental.

De acordo com dados das Nações Unidas, desde o início deste ano a média de «operações de busca e detenção» é de 78 por semana.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui