(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Peru

Mineiros peruanos cumprem 16.º dia de greve

Os trabalhadores acusam a Shougang Hierro Perú de fomentar «a precariedade e a violação sistemática dos direitos laborais». Em plenário, os mineiros vão decidir sobre a continuidade do protesto.

Mineiros peruanos em luta (foto de arquivo)Créditos / proceso.mx

Em virtude da paralisação, convocada por tempo indeterminado, ontem cinco barcos de grande calado permaneciam no porto de San Nicolás, no departamento peruano de Ica, sem poder transportar ferro, segundo informa a TeleSur.

Os trabalhadores da empresa mineira Shougang Hierro Perú, detida pelos chineses da Shougang Group, entraram em greve por tempo indeterminado depois de não chegarem a acordo nas negociações sobre aumentos salariais e melhoria de condições de trabalho.

De acordo com o Sindicato de Obreros de Shougang Hierro Perú, a empresa viola o acordo colectivo de trabalho e leva a cabo uma «política de despedimentos massivos». Acusa também o grupo chinês de apresentar falhas em matéria de segurança e saúde laboral, bem como ao nível da «discriminação salarial».

A greve conta com o apoio da Confederação Geral dos Trabalhadores do Peru (CGTP), cujo secretário-geral, Gerónimo López, expressou toda a solidariedade aos trabalhadores mineiros e à sua luta.

Disse ainda estar preocupado com a «intransigência da Shougang» e exortou a directora regional do Trabalho do Departamento de Ica, Elsa Aquije, a encontrar uma solução para o conflito, lembrando que o prolongamento da greve implica «prejuízos para os trabalhadores e para as suas famílias», refere a TeleSur.

Entretanto, já esta terça-feira, o Sindicato dos Operários da Shougang Hierro Perú anunciou que a Direcção Regional do Trabalho de Ica avançou com uma proposta de resolução para o conflito e que, amanhã, os mineiros irão decidir em plenário sobre a continuidade da greve.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui