|Indonésia

Encontrada na Indonésia a pintura rupestre figurativa mais antiga do mundo

Um grupo de arqueólogos descobriu a pintura rupestre figurativa mais antiga do mundo, numa gruta localizada num vale remoto da Ilha de Sulawesi. Estimam que tenham sido feita há 45 500 anos.

Na Ilha de Sulawesi, na Indonésia, os cientistas descobriram a pintura rupestre figurativa mais antiga do mundo
Na Ilha de Sulawesi, na Indonésia, os cientistas descobriram a pintura rupestre figurativa mais antiga do mundo CréditosMaxiem Aubert / BBC

A descoberta da pintura rupestre em Sulawesi vem provar a presença de humanos modernos nesta ilha da Indonésia há 45 500 anos, embora os cientistas saibam da existência de humanos nas ilhas localizadas entre a Ásia e a Austrália-Nova Guiné, região conhecida como Wallacea, há 65 mil anos.

De acordo com grupo de arqueólogos australianos e indonésios a cargo da investigação, a pintura na gruta de Leang Tedongnge representa o trabalho artístico figurativo mais antigo do mundo e vem substituir, nessa categoria, uma outra descoberta na mesma ilha, feita em 2020, que representava uma cena abstracta de caça, datada de há 43 900 anos.

Adam Brumm, um dos líderes da equipa científica da Universidade de Griffith (Austrália), disse em comunicado que a pintura estava escondida numa das paredes internas da gruta, conhecida apenas pelos habitantes locais, do grupo étnico Bugis, até que, em 2017, os cientistas chegaram à região, refere a Prensa Latina.

Os dois suínos à direita estão apenas parcialmente preservados / A. A. Oktaviana / BBC

A pintura figura um porco-bravo endémico desta ilha indonésia pintado com pigmento ocre vermelho, numa posição em que parece estar a observar uma luta ou interacção entre outros dois suínos, que estão apenas parcialmente preservados.

Um especialista em datação da mesma universidade australiana, Maxime Aubert, identificou um depósito de calcite que se formou por cima da pintura e, com recurso à datação por séries de urânio, determinou que tinha 45 500 anos. A pintura figurativa terá pelo menos essa idade, «mas pode ser muito mais antiga porque só estamos a datar a calcite que está por cima», disse, citado pela BBC.

A cadeia britânica refere ainda que esta pode ser a pintura rupestre figurativa mais antiga do mundo, mas não o desenho artístico mais antigo realizado pelo ser humano. Na África do Sul, um desenho em forma de cardinal foi feito há 73 mil anos.

Tópico