(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

Défice da balança comercial externa cresce

Dependência externa agrava-se na União Europeia

A zona euro registou em Janeiro um défice de 600 milhões de euros na balança comercial externa segundo o Eurostat. Portugal é dos países com maior dependência externa.

Portugal é dos países que mais sofre com a dependência dos restantes países da União EuropeiaCréditos

Em Janeiro, as exportações da zona euro para fora do bloco europeu ascenderam a 163,9 mil milhões de euros (mais 13% do que os 144,9 mil milhões de euros em Janeiro de 2016) e as importações estabeleceram-se nos 164,5 mil milhões de euros (mais 17% do que os 140,1 mil milhões de euros de Janeiro de 2016).

Já no que respeita ao conjunto dos 28 estados-membros da União Europeia, o défice na balança comercial externa de bens agravou-se para os 16,2 mil milhões de euros, face ao de 12,1 mil milhões de euros em Janeiro de 2016.

As exportações da UE para o resto do mundo atingiram os 141,2 mil milhões de euros (mais 16% do que os 121,4 il milhões de euros no mês homólogo) e as importações saldaram-se em 157,4 mil milhões de euros, uma subida homóloga de 18% (133,5 mil milhões em Janeiro de 2016).

Portugal é um dos países da zona euro que contribuiu de forma mais negativa para o resultado, com um défice comercial externo de 900 milhões de euros, dois terços dos quais referentes a trocas comerciais com outros estados-membros da União Europeia. Apenas a Áustria, a Grécia, Espanha e França registam maiores níveis de dependência externa.

As relações comerciais do conjunto dos 28 agravaram-se, particularmente, com a Rússia e a Turquia, ainda que a China continue a ser o maior exportador para o espaço da União Europeia, enquanto o principal destino das exportações são os Estados Unidos da América.


Com Agência Lusa

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui