(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

|Síria

Coluna militar norte-americana interceptada na Síria

Um posto de controlo das forças leais a Damasco impediu a circulação dos militares dos EUA em zona fronteiriça no Nordeste da Síria. Já o roubo do petróleo pelos ocupantes prossegue como habitual.

Créditos / PressTV

Militares do Exército Árabe Sírio (EAS) num posto de controlo à entrada da aldeia de Tal Dahab, a sul da cidade de Qamishli, na fronteira sírio-turca, impediram a passagem dos ocupantes norte-americanos e seus aliados curdos, obrigando-os a deixar a área.

A coluna militar era composta por cinco veículos blindados dos EUA acompanhados por uma carrinha pickup das chamadas Forças Democráticas Sírias (FDS), milícias de maioria curda apoiadas por Washington, informa a agência SANA.

A localidade de Tal Dahab é um dos focos de resistência civil à ocupação norte-americana da rica região petrolífera de Hasaka, no Nordeste sírio. A população tem impedido por diversas vezes, com a ajuda dos militares sírios,, a passagem dos ocupantes na zona da sua aldeia, como aconteceu em Maio passado.

Estas acções não são sem risco. Em 2020, helicópteros norte-americanos metralharam o posto de controlo do EAS em Tal Dahab, em represália por não lhes ter sido permitida a passagem, causando a morte de um soldado e ferimentos em vários.

Civis e militares leais a Damasco impedem a entrada de forças militares dos EUA em Tal-Tanr, na província de Hasaka, no Nordeste sírio (Março de 2022) Créditos / El-Nashra

Roubo de petróleo no território ocupado prossegue como habitual

Uma coluna de 35 camiões-cisterna, com petróleo roubado pelos EUA dos campos petrolíferos de Al-Jazira, na mesma província de Hasaka do Nordeste sírio, e de 23 veículos carregados com equipamento logístico e militar, foi vista a dirigir-se para território iraquiano através dos postos fronteiriços ilegais de Al-Mahmoudiya e Al-Walid, relata o correspondente local da SANA.

Há pelo menos dois anos que os EUA e os seus aliados das milícias curdas, estabelecidos pela força das armas norte-americanas, saqueiam as riquezas naturais da Síria. Em Dezembro de 2021 o vice-ministro sírio do Petróleo denunciou que os Estados Unidos e as FDS roubam cerca de 80% da produção de crude no país.

Registe-se que, ao mesmo tempo que este roubo é levado a cabo, a Síria vive sujeita a um severo regime de sanções, por parte dos EUA e dos seus aliados na União Europeia e na NATO, dificultando seriamente a reconstrução do país, depois da vitória militar no terreno contra os terroristas do Estado Islâmico e da Al-Qaeda, usados por Washington para desestabilizar a região.

 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui