As frases de 2025

O retrato das atrocidades de Israel na Palestina e da ofensiva contra os
trabalhadores

Cinco grávidas despedidas por dia em 2024

Expresso

31 de Janeiro de 2025

Salários no sector público cresceram mais do que no privado

Público

15 de Fevereiro de 2025

Preço da botija de gás já subiu 28% e custa mais do dobro que em Espanha

Jornal de Notícias

19 de Fevereiro de 2025

Luís Neves [director da PJ] fala num incremento de «mais de 1000% de crimes de ódio», potenciados pela desinformação e fake news

Público

27 de Fevereiro de 2025

Os líderes europeus querem propor aos seus contribuintes continuar a financiar uma guerra que, não tendo acabado a bem e quando era tempo, vai acabar a mal.

Miguel Sousa Tavares, no Expresso

28 de Fevereiro de 2025

Sei que vários bebés palestinianos morreram gelados em Gaza nos últimos dias, e os seus nomes não estão nas manchetes, muito menos em Times Square ou Berlim. Sei que 18 mil crianças foram mortas em Gaza desde 7 de Outubro, e se por cada uma fizéssemos o minuto de silêncio que há a fazer agora pelos Bibas seriam 300 horas de silêncio.

Alexandra Lucas Coelho, Público

1 de Março de 2025

Portuguesas entre as que mais trabalham na UE

Público

7 de Março de 2025

Paulo Raimundo acusa o executivo de "assalto" à Segurança Social e de querer entregar o SNS aos grupos privados

Público

18 de Março de 2025

Mulheres ainda trabalham 46 dias de borla

Público

22 de Março de 2025

Comissões pagas por clientes valem metade dos lucros da banca

Jornal de Notícias

27 de Março de 2025

A 31 de Março de 1975, o Governo dirigido por Vasco Gonçalves cumpria a promessa de criar [...] um subsídio de desemprego para a generalidade dos trabalhadores por conta de outrem.

Público

31 de Março de 2025

Temos de ser justos nisto, a baixa de IRC que PSD, CDS e PS viabilizaram permitia [criar] uma rede pública de creches em 4 anos: 100 mil vagas.

Paulo Raimundo no debate com Luís Montenegro, na TVI

8 de Abril de 2025

Não são os imigrantes que desinvestiram no distrito de Beja, nem que entregaram o Hospital de Serpa a uma instituição privada. Quem criou esses problemas foram as decisões dos governantes.

Bernardino Soares, Expresso

10 de Abril de 2025

Pode confirmar que a sua organização não trabalha com entidades associadas a partidos comunistas, socialistas ou totalitários, ou a qualquer partido que defenda crenças antiamericanas?

Perguntas do questionário ideológico dos EUA enviado às universidades portuguesas, Público

12 de Abril de 2025

Apelo a todos os que, no mundo, têm responsabilidades políticas para que não cedam à lógica do medo que fecha, mas usem os recursos disponíveis para ajudar os necessitados, combater a fome e promover iniciativas que favoreçam o desenvolvimento. Estas são as “armas” da paz: aquelas que constroem o futuro, em vez de espalhar morte!

Papa Francisco, na Urbi et Orbi da Páscoa

20 de Abril de 2025

Há 50 anos, votou-se pela primeira vez em liberdade. O ambiente nas ruas era de festejo e comunhão. As memórias pessoais, essas, são únicas e intransmissíveis.

Público

25 de Abril de 2025

Entre 2011 e 2015, [...] o governo PSD/CDS alterou substancialmente a lei laboral. Facilitou-se o despedimento individual e colectivo, reduzindo-se as indemnizações [...]. Flexibilizaram-se os horários de trabalho [....]. A negociação colectiva foi enfraquecida. Reduziu-se a duração e o montante dos subsídios de desemprego.

Ricardo Paes Mamede, Público

28 de Abril de 2025

Marina Gonçalves, deputada socialista e ex-ministra, reconhece que os pontos de “convergência” entre o PS e a Aliança Democrática (AD) em matéria de habitação “são muitos”, estando os dois partidos “muito alinhados” nos objectivos traçados.

Jornal Económico

29 de Abril de 2025

A final do Festival Europeu da Canção acontece este sábado (...). Pelo segundo ano consecutivo, a União Europeia de Radiodifusão não conseguiu explicar liminarmente por que a Rússia foi banida do evento em 2022, ao invadir a Ucrânia, sem que o mesmo critério se aplicasse a Israel

Expresso

17 de Maio de 2025

Quem hoje se deixa seduzir por promessas extremistas fá-lo, muitas vezes, não por convicção, mas por desespero. O nosso dever é mostrar que há outro caminho. Um caminho que não desiste das pessoas. Que não escolhe bodes expiatórios. Que não promete atalhos fáceis, mas constrói o futuro com base na verdade, na solidariedade e na dignidade.

Ricardo Paes Mamede, Público

26 de Maio de 2025

Parece-me que a verdadeira ideia da Reforma do Estado, aplicada por “alunos” da Fundação Francisco Manuel dos Santos, só pode ser uma: desmantelar vários serviços públicos e entregá-los ao mundo dos negócios.

Pedro Tadeu, DN

6 de Junho de 2025

Cada um de nós é uma soma, tem sangue do nativo e do migrante, do europeu e do africano, do branco e do negro e de todas as cores humanas. (...) A consciência dessa aventura antropológica talvez mitigue a fúria revisionista que nos assalta pelos extremos nos dias de hoje.

Lídia Jorge, Público

10 de Junho de 2025

Câmara do Seixal é campeã [nacional] no uso do direito de preferência (...) tornou-se parte da «estratégia de habitação» seguida pelo Seixal, que «tem vindo a adquirir imóveis» com o fim de proceder ao «realojamento de famílias que vivem em habitação degradada».

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, Expresso

13 de Junho de 2025

O rearmamento europeu — que, no total, equivale ao valor de 18 700 F-35 — vai ser, antes de mais, um extraordinário negócio para a indústria de armamento americana — assim como as sanções europeias à Rússia, como a proibição de exportar gás liquefeito para a Europa, são uma fantástica oportunidade acrescida de negócio para a indústria energética americana.

Miguel Sousa Tavares, no Expresso

27 de Junho de 2025

Conhecendo-o há muitos anos, sei de uma coisa: [António] Filipe, dono de uma experiência parlamentar sem igual em Portugal, conquistou um prestígio político que vai muito para lá das fronteiras do PCP. Nos milhões de horas que passou a exercer a função parlamentar, não me lembro de uma única ocasião em que isso não tenha contribuído para prestigiar o Parlamento - e, sendo assim, por maioria de razão, a democracia.

João Pedro Henriques, Expresso

30 Junho de 2025

Discurso da extrema-direita infiltrou-se nas bases do PSD

Rubina Machado, ex-militante do PSD, ao Público

5 de Julho de 2025

Países terão de criar novos impostos para pagar o próximo orçamento da UE.

DN

17 de Julho de 2025

O que está a acontecer em Portugal é uma deriva fascizante muito veloz, sem que para tal tenha sido necessário celebrar coligações. Ou saímos disto, ou não nos vamos reconhecer dentro em pouco.

Manuel Loff, Público

23 de Julho de 2025

As [novas] aulas de Cidadania pretendem, acima de tudo, formar serviçais dos interesses económicos. Não procuram formar cidadãos verdadeiramente educados. É lamentável, é ideológico e é perigoso.

Pedro Tadeu, DN

25 de Julho de 2025

A Rádio Observador é um projecto profissional, bem conduzido, de qualidade muito acima das outras rádios existentes. Mas não é um projecto jornalístico, é um projecto político representando fortes interesses económicos no palco mediático e da ala mais à direita do espectro político.

José Pacheco Pereira, Público

26 de Julho de 2025

Lucro da CGD sobe 4 milhões de euros para 893 milhões no primeiro semestre

Jornal Económico

30 de Julho de 2025

A riqueza já existe e já foi distribuída. Está é mal distribuída. Na pandemia, na crise do subprime, na crise da Ucrânia, aumentou o número de milionários e as pessoas normais perderam dinheiro: quer dizer que já existe dinheiro, mas é mal distribuído.

Nuno Ramos de Almeida, na Sic Notícias

7 de Agosto de 2025

Foi assim com Durão Barroso, foi assim com Pedro Passos Coelho e agora novamente. O PSD mexe sempre na legislação laboral. (…) PCP e o BE quiseram reverter algumas das medidas que tinham sido aprovadas durante o tempo da Troika e o PS nunca deixou. Ou seja, o PSD faz a maldade e depois o PS aplaude. Não muda nada.

Paulo Baldaia, SIC Notícias

8 de Agosto de 2025

Pediu dispensa para amamentar e puseram-na a trabalhar a 30km de casa

Público

15 de Agosto de 2025

IL quer facilitar despedimento de funcionários públicos

SIC Notícias

1 de Setembro de 2025

Manuel Leal, funcionário da Carris e membro da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, lamenta a opção do conselho de administração da empresa pública de externalizar a manutenção destes ascensores. O sindicalista diz que «a Carris sempre teve meios» para assegurar a manutenção, «até que entrou num processo de destruição oficinal», num «processo deliberado» de opções políticas por parte da administração da Carris.

Público

4 de Setembro de 2025

Calçado e têxtil despedem mil trabalhadores numa semana

Jornal de Notícias

15 de Setembro de 2025

PS deu condições a Carlos Moedas para governar e não se arrepende disso

Alexandra Leitão, no debate da Rádio Observador

19 de Setembro de 2025

Lisboa precisa de um projecto político capaz de romper com a engrenagem que tem servido sempre os mesmos interesses. Lisboa não é mercadoria, é morada.

Sofia Lisboa, no DN

23 de Setembro de 2025

Se a Câmara entendia que os encargos não vinham com os meios, não tinha de os aceitar. (...) A verdade é que os pais, os alunos, os professores, toda a comunidade escolar anda há oito anos neste jogo do empurra, em que o Governo diz 'isto já é das escolas', as escolas dizem 'isto já é da Câmara' e a Câmara diz 'sim, é nosso, mas o Governo não mandou dinheiro'.

João Ferreira, no Expresso

30 de Setembro de 2025

Temo que o Partido Socialista que "sobrevive" não entenda que a vitória de Leão é uma derrota ideológica para o partido. E que a maioria absoluta do PS em Loures foi o melhor resultado que o Chega alcançou no Domingo.

Manuel Cardoso, Expresso

15 de Outubro de 2025

António José Seguro foi entrevistado pelo Público e foi-lhe perguntado três vezes se era de esquerda. "Por que me tentam arrumar em gavetas?", respondeu o candidato. Realmente, a audácia dos jornalistas. A quererem traçar um perfil ideológico de um político que se candidata a eleições? Malandros. Seguro não quer ser arrumado em gavetas, até porque já esteve demasiado tempo numa prateleira.

Manuel Cardoso, Expresso

29 de Outubro de 2025

Eu não sou o candidato que está politicamente mais próximo do Dr. António José Seguro. Se querem favorecer a candidatura de José Seguro, apelem à desistência de quem está mais próximo politicamente, que é o Dr. Marques Mendes ou o Almirante Gouveia e Melo, porque eu estou mais distante politicamente do Dr. José Seguro do que eles. Se a ideia é convergir no candidato da esquerda, eu estou aqui.

António Filipe, RTP

8 de Novembro de 2025

Um pacote laboral ao estilo troika merece uma greve geral como na troika

Ana Sá Lopes, Público

10 de Novembro de 2025

A mesma ministra que disse que não é razoável que uma mãe amamente duas horas por dia (o que perfaz uma semana por mês) e queira receber o mesmo, é a mesma que quer aprovar um banco de horas individual que implica trabalhar mais duas horas por dia, mais dez horas por semana e mais 150 por ano, o que faz um mês de trabalho gratuito por ano para os patrões.

Tiago Oliveira, Público

13 de Novembro de 2025

PS junta-se à AD e ao Chega para que o Seixal passe a comemorar o 25 de Novembro

Diário de Notícias

2 de Dezembro de 2025

Os trabalhadores da RTP instam o Conselho de Administração a reavaliar urgentemente a sua posição e a pronunciar-se publicamente contra a participação de Israel [no Eurovisão] em 2026

Lusa

6 de Dezembro de 2025

O governo aposta forte na luta de classes e os donos do capital reforçam a sua vantagem, pagando três vezes menos impostos que a classe trabalhadora.

Paulo Baldaia, Expresso

8 de Dezembro de 2025

Os herdeiros do passismo regressaram ao poder e querem retomar o caminho de intimidação iniciado há 15 anos. Para eles, trabalha melhor quem tem medo, quem, por isso, obedece e se cala.

Manuel Loff, Público

10 de Dezembro de 2025

Há dias, [Portugal] foi reconhecido como o país da União Europeia que teve maior evolução económica e, agora, demonstra-se que é um dos mais pobres da UE. Isto vem confirmar que não basta criar riqueza. O problema de fundo está na sua distribuição.

Eugénio Fonseca, no Público

15 de Dezembro de 2025

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui