|Música

Telmo Costa é o Jovem Músico do Ano

A distinção de Jovem Músico do Ano/Prémio Maestro Silva Pereira, galardão máximo do concurso, foi atribuída ao clarinetista na 33.ª edição do Prémio Jovens Músicos, organizado pela RTP/Antena 2.

Créditos / dacapo.pt

Telmo Costa fazia parte do grupo de seis vencedores que fizeram quinta-feira a última prova da competição, no âmbito do concerto de abertura do Festival Jovens Músicos, realizado na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Os outros finalistas eram Ana Clara Sousa, em flauta, Cristiano Rios, em percussão, Rafael Kyrychenko, em piano, Joaquim Miguel Rocha, em trombone baixo, e Maria Reis Sá, em violino.

Este Prémio Jovens Músicos é organizado pela Antena 2 desde 1987 e conta com a direcção musical do compositor Luís Tinoco e a participação de mais de 80 músicos distinguidos. Este ano, às provas concorreram 278 músicos, em oito categorias. Os momentos de selecção realizaram-se em Junho, em Castelo Branco, e em Julho, com as finais na Casa da Música, no Porto.

O músico laureado foi assim o protagonista do concerto de gala, celebrado no fecho da edição do festival realizado este sábado, no Grande Auditório Gulbenkian.

No mesmo concerto estreou-se, a obra do compositor Francisco Fontes “Manifesto”, vencedora do Concurso de Composição Antena 2/Sociedade Portuguesa de Autores.

Com agência Lusa

Tópico