Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Economia

Na Universidade de Aveiro, «O Neoliberalismo Não é um Slogan»

João Rodrigues, economista, professor e candidato da CDU pelo distrito de Coimbra, vai apresentar o seu livro «O Neoliberalismo Não é um Slogan» amanhã, 22 de Fevereiro, no DEGEIT da Universidade de Aveiro, às 17h.

João Rodrigues é economista e professor na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC)
João Rodrigues é economista e professor na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC)CréditosDR / DR

Na sessão agendada para dia 22 de fevereiro, pelas 17h, na sala 10-1-6, do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT), da Universidade de Aveiro, será apresentado o livro O Neoliberalismo Não é um Slogan - Uma História de Ideias Poderosas, de João Rodrigues, Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos Sociais.

O autor, João Rodrigues, integra actualmente, como independente, as listas da CDU (PCP-PEV) às eleições legislativas de 2024, pelo distrito de Coimbra.

O Neoliberalismo Não é um Slogan - Uma História de Ideias Poderosas, publicado pela editora Tinta da China em 2022, «procura corroborar a seguinte hipótese: o neoliberalismo foi – e ainda é – um poderoso processo político‑ideológico de promoção do desencantamento em relação a uma política democrática assim tornada impotente. O capitalismo supranacional é apresentado como irreversível e benigno», ainda que a realidade demonstre o oposto.

Numa entrevista dada do AbrilAbril, João Rodrigues relembrou que, «para os neoliberais, a democracia não é um fim». Razão pela qual Friedrich Hayek afirmou, nos anos 70, preferir «uma ditadura liberal a uma democracia com uma orientação socializante. Ele prefere essa ditadura [referia-se à ditadura de Pinochet, no Chile, de quem era apoiante], que ele chama temporária, porque é capaz de reinstituir o liberalismo, a uma democracia que no fundo caminha para o socialismo».

A iniciativa de dia 22 de Fevereiro foi organizada pelo Clube Marxista na Universidade de Aveiro.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui