|Festa do Avante!

Festa do Avante!: 50 anos de Abril e um cartaz «com muitos, para todos»

A Festa do Avante! vai contar com muitos espectáculos e homenagens para comemorar os 50 anos da Revolução. Sérgio Godinho e Capicua, Bia Ferreira, The Legendary Tigerman e Ana Tijoux são alguns dos nomes em cartaz. 

40.ª Festa do Avante!, 2016
Créditos / PCP

O programa da 48.ª Festa do Avante!, que se vai realizar entre os dias 6 e 8 de Setembro, na Quinta da Atalaia (Amora), Seixal, foi divulgado esta quinta-feira, pelo PCP, através de comunicado. Os comunistas revelam que edição de 2024 do maior evento político-cultural no nosso país vai contar com vários «espectáculos para celebrar os 50 anos da Revolução dos Cravos nas suas tantas dimensões», desde logo com um concerto de Sérgio Godinho, acompanhado pela banda Assessores e a rapper Capicua.

Os três dias de festa na Atalaia arrancam, como já é tradição, com um concerto sinfónico, que este ano vai invocar o centenário dos nascimentos do compositor português Joly Braga Santos e do compositor e guitarrista Carlos Paredes. A orquestra Sinfonietta de Lisboa, conduzida pelo Maestro Vasco Pearce de Azevedo, e que desde 2004 vem sendo convidada a participar no concerto sinfónico de abertura, contará com a maestra Constança Simas como convidada.

Nesta mesma vertente de celebração dos 50 anos do 25 de Abril, vai subir ao palco o espectáculo «Zeca Sempre», em que os músicos Olavo Bilac (antigo vocalista dos Santos & Pecadores), Nuno Guerreiro, Tozé Santos e Vítor Silva cantam músicas de José Afonso e de outros cantautores que «ajudaram a ilustrar o sentido» da Revolução.

As homenagens estendem-se às mulheres portuguesas e à sua emancipação, com o espectáculo «A Mulher é uma Arma», dirigido pelo produtor Renato Júnior, e com a participação de Ana Bacalhau, Katia Guerreiro, Luanda Cozetti, Maria João, Rita Redshoes e Sofia Escobar.

Como habitual, a Festa do Avante! dedica uma parte do seu cartaz a artistas da lusofonia, com destaque para a artista brasileira Bia Ferreira, «uma das vozes mais disruptivas dos últimos anos da música brasileira», que vai subir ao palco com Dino D'Santiago, Eva RapDiva e Mázinha. A organização destaca ainda a estreia, no Avante!, de Garotos Podres, «fenómeno máximo da cena punk-rock brasileira».  

O pianista e compositor português Mário Laginha vai actuar em dueto com o músico cabo-verdiano Tcheka, num palco a que também irá subir a banda brasileira Garotos Podres, de punk-rock, e os músicos da Guiné-Bissau Nancy Vieira e Remna.

Entre os artistas nacionais, a Festa do Avante! volta a contar com a presença de The Legendary Tigerman e Bruno Pernadas, e renova a aposta no fado, com artistas como Cristina Branco ou Hélder Moutinho e um espectáculo de homenagem ao guitarrista Carlos Paredes, com Luísa Amaro, Mafalda Lemos e Gonçalo Lopes.

O ícone do rap português Valete vai também participar na edição deste ano, assim como o DJ e produtor Branko, além de Ana Tijoux, cantora franco-chilena de hip-hop.

No cartaz «com muitos, para todos» não faltam os sons do blues e do rock, através dos britânicos Krissy Matthews, com Jess Hayes, Kim Jenett, Marlia Rae, The Cinelli Brothers, os norte-americanos Level Best e ainda The Legendary Tigerman.

Entre as estreias na Atalaia está Ana Lua Caiano, que este ano lançou o seu primeiro álbum («Vou ficar neste quadrado»), e o projecto Cara de Espelho, que tem como vocalista Mitó Mendes (A Naifa) e junta músicos que pertenceram aos Deolinda, Gaiteiros de Lisboa, Ornatos Violeta e Humanos.


Com agência Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui