Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|despedimento colectivo

Vitória de Setúbal encerra Bingo e abandona trabalhadores sem pagar salários

A decisão de encerrar a sala de Bingo, tomada pela direcção do Vitória Futebol Clube, atirou 28 trabalhadores para o desemprego (ainda sem direito ao subsídio), com o salário de Dezembro e subsídio de natal por receber.

Concentração dos trabalhadores do Bingo do Vitória Futebol Clube, em Setúbal. Os 28 funcionários foram informados (a 28 de Dezembro) da decisão de encerrar a sala sem que os salários de Dezembro (e os subsídios de Natal) tivessem sido pagos. Até, pelo menos, ao dia da acção de luta, 2 de Janeiro de 2024, os trabalhadores ainda não tinham recebido qualquer notificação formal de despedimento. 
Concentração dos trabalhadores do Bingo do Vitória Futebol Clube, em Setúbal. Os 28 funcionários foram informados (a 28 de Dezembro) da decisão de encerrar a sala sem que os salários de Dezembro (e os subsídios de Natal) tivessem sido pagos. Até, pelo menos, ao dia da acção de luta, 2 de Janeiro de 2024, os trabalhadores ainda não tinham recebido qualquer notificação formal de despedimento. Créditos / Iol

No dia 28 de Dezembro, a direcção do Vitória Futebol Clube (de Setúbal) e a SAD da equipa mandataram um representante para informar os 28 trabalhadores (convocados no dia anterior) da sua decisão de encerrar a sala de Bingo na última noite do ano de 2023, alegando que «as receitas não dão para cumprir com os custos de a manter a funcionar», refere o Sindicato de Hotelaria do Sul (SHS/CGTP-IN), em comunicado.

«Os trabalhadores não querem acreditar que depois de um par de anos de esforço e fazerem tudo o que lhes foi proposto pela direcção do Vitória e SAD», como é exemplo o facto de terem tolerado «o atraso no pagamento de salários após o último dia útil de cada mês», para garantir a viabilidade do negócio, sejam agora confrontados com a decisão de «um lock-out»: encerramento do local de trabalho por vontade do patrão, para forçar a mão dos trabalhadores.

Os trabalhadores estiveram ontem, 2 de Janeiro de 2024, às 15h30, em frente ao seu local de trabalho, juntamente com os seus representantes sindicais do SHS, denunciando o incumprimento da lei laboral. Os 28 funcionários que garantiam o funcionamento da Sala de Bingo do Vitória Futebol Clube, em Setúbal, ainda não receberam o salário de Dezembro, o subsídio de Natal e não receberam ainda qualquer documento a oficializar o despedimento, sem o qual não podem pedir o subsídio de desemprego.

A direcção assegura, no entanto, que com «o encerramento do Bingo, todos os direitos dos trabalhadores e exigências legais serão acautelados». Até ao momento, a direcção e a SAD continuam numa situação ilegal, roubando os salários dos 28 trabalhadores e recusando-se a assumir o despedimento (para forçar os trabalhadores a fazerem-no por eles).

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui