Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|horários

Trabalhadores rejeitam agravamento dos horários na Autoeuropa

Fiequimetal e SITE Sul saudaram os trabalhadores Volkswagen Autoeuropa, que esta sexta-feira rejeitaram por ampla maioria uma nova versão do agravamento dos horários de trabalho. As estruturas sindicais exortam os trabalhadores a não cederem a chantagens.

Os trabalhadores da VW Autoeuropa, em Palmela, votaram expressivamente contra as alterações aos horários de trabalho
Os trabalhadores da VW Autoeuropa, em Palmela, votaram expressivamente contra as alterações aos horários de trabalhoCréditos

Numa saudação aos trabalhadores da VW Autoeuropa, a Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas (Fiequimetal/CGTP-IN) e o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE Sul/CGTP-IN) mostram-se «disponíveis para encontrar uma solução que sirva os interesses dos trabalhadores, que são o verdadeiro motor da Autoeuropa».

Em simultâneo, a federação e o sindicato apelam aos trabalhadores que não cedam a chantagens e «se mantenham unidos e firmes nesta luta que é de todos e que é para vencer».

A saudação, emitida ontem, segue-se à votação realizada na sexta-feira, em que 2596 trabalhadores votaram contra e 815 a favor do projecto da administração, rejeitando «este ataque aos horários de trabalho».

Desta forma, «ficou comprovado que os trabalhadores da Autoeuropa sabem claramente o que querem», que «têm direito a descanso aos fins-de-semana, têm direito a melhor qualidade de vida, têm a preocupação de preservar a saúde», afirmam federação e sindicato, acrescentando que «a votação demonstrou bem que a administração tem de encontrar uma solução que vá ao encontro do que os trabalhadores pretendem».

A saudação lembra ainda que, num encontro a nível nacional realizado a 12 de Julho pela Fiequimetal e os seus sindicatos, ficou evidente que «o dinheiro é importante na vida dos trabalhadores, mas não compra saúde nem tempo para estar com a família, para o lazer, o desporto e a cultura, em suma, a felicidade».

Na quarta-feira, 26, num comunicado distribuído à entrada da fábrica de Palmela, o SITE Sul mantinha a sua posição de que «os horários de trabalho devem ser organizados de segunda a sexta-feira». Também nesse dia, foi reafirmada a decisão de fazer greve a 30 de Agosto e foi entregue um abaixo-assinado, subscrito por 1500 trabalhadores, à administração da empresa, que pretende alterar os horários de trabalho tendo em conta o aumento esperado do volume de produção.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui