Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|repressão patronal

Trabalhadoras de Hotel TRYP Meliá denunciam assédio

As trabalhadoras do Hotel Tryp Meliá, em Coimbra, realizaram esta segunda-feira uma acção de protesto contra os abusos verbais das chefias e os ritmos de trabalho incomportáveis.

Concentração de trabalhadores junto ao Hotel Tryp
Concentração de trabalhadores junto ao Hotel TrypCréditos / Sindicato da Hotelaria do Centro

Em nota, o Sindicato da Hotelaria do Centro (CGTP-IN) explica que a acção de denúncia decorreu hoje de manhã, junto às instalações da unidade hoteleira, em Coimbra, que pertence ao aglomerado espanhol Meliá Hotels International.

O protesto, que contou com a presença solidária dos trabalhadores do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), hoje em greve, visava denunciar as «manifestações diárias de assédio moral de que são alvo as trabalhadoras», cujo «tratamento verbal e de comunicação das chefias é degradante».

De acordo com o sindicato, «são exigidos ritmos de trabalho incomportáveis e desrespeitadores do acordo existente», que prevê apenas 20 quartos por dia a cada trabalhadora, além de que «não são registados os verdadeiros horários de entradas e saídas», com ameaças sobre quem trabalha na recepção.

Já no serviço de restauração, o Sindicato da Hotelaria do Centro afirma que existe uma situação semelhante. Segundo este, apesar de ter sido «procurado o diálogo», a direcção do hotel respondeu que «a gestão da unidade está a seu cargo» e não do primeiro.

«Como se isso lhes dê a possibilidade de desrespeitar os direitos dos trabalhadores e de não serem responsáveis socialmente pelas condições de trabalho», repudia a estrutura, que acrescenta já ter solicitado uma intervenção da Autoridade para as Condições de Trabalho, da qual aguarda as conclusões.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui