Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

Mota-Engil acusada de pôr em causa a segurança no trabalho

A cedência de capital da EGF/Amarsul à Mota-Engil levou à degradação das condições de trabalho e serviço público prestado às populações, acusa a União de Sindicatos de Setúbal.

A empresa Amarsul é obrigada a ceder nova categoria profissional a trabalhador
Aumentam os acidentes de trabalho na Amarsul depois da privatizaçãoCréditosCréditos

A estrutura sindical reporta mais de cinco acidentes de trabalho, em menos de um ano e após a entrada da Mota-Engil, um dos quais resultou numa morte e outro em recurso a assistência hospitalar. Aconteceram também outras situações de quase acidente, «sem que nada de visível tenha sido feito para reduzir a sua ocorrência». As ocorrências têm sido em número superior nesta empresa que se dedica à valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos, comparando aos últimos anos em que a maior parte do seu capital não estava na mão do privado.

A União de Sindicatos de Setúbal acusa a empresa de promover a falta de prestação de socorro nestas situações, tendo em conta que trabalhadores efectuam tarefas com elevado risco de acidente sozinhos, ficando assim comprometido o seu auxílio em caso de acidente de trabalho. Afirma que tal faz parte de uma «estratégia empresarial» que visa «obter lucro a todo o custo, nem que para tal a saúde de quem trabalha na empresa (e devia ser o seu maior activo) seja posta em causa».

Os trabalhadores continuam a defender a reversão da privatização da EGF/Amarsul e estão em desacordo com as orientações da Mota-Engil, que adquiriu o capital da EGF (grupo empresarial a que pertence a Amarsul) e o controlo da Amarsul, que passam pela apropriação dos resultados alcançados pela gestão pública dos últimos anos na Amarsul, neste caso a distribuição de seis milhões de euros de dividendos pela Mota-Engil e accionistas.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui