Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|abuso patronal

Empresa turística no Douro contrata trabalhadores portugueses com contratos franceses

Os 180 funcionários da Alsace Croisieres, que opera cruzeiros no Douro, só recebem contratos em francês, a descontar para o fisco e a segurança social francesa. Intervenção dos deputados do PCP levou problema à ACT.

A francesa Alsace Croisieres opera no Douro com o nome CroisiEurope 
A francesa Alsace Croisieres opera no Douro com o nome CroisiEurope Créditos / publituris

A Alsace Croisieres, que opera em Portugal com o nome CroisiEurope, foi novamente premiada, em 2023, como a Melhor Empresa Fluvial nos Excellence Cruise Awards. É a maior empresa de cruzeiros fluviais da Europa, com sede em França: em Portugal, a Alsace Croisieres tem seis cruzeiros fluviais a funcionar no Rio Douro.

No entanto, contra todos os princípios legais, a empresa não ter qualquer representação permanente em Portugal, uma violação flagrante do disposto no art.º 4 do Código das Sociedades Comerciais da Lei portuguesa. Para além disso, a Alsace Croisieres obriga os trabalhadores a assinar contratos de trabalho escritos em francês (mesmo que não conheçam a língua), com local de celebração em França, sujeitos à lei do trabalho francesa (que não é dada a conhecer aos trabalhadores) e sob jurisdição dos tribunais franceses.

Os acidentes de trabalho são geridos por uma seguradora francesa ou nem sequer «são participados a nenhuma entidade com graves consequências para a saúde e para os direitos laborais dos trabalhadores acidentados».

A denúncia foi feita pelo Sindicato da Marinha Mercante, Indústrias e Energia (SITEMAQ/UGT) às bancadas parlamentares, alertando para a «total impunidade» com que a empresa realiza a sua actividade. «O enquadramento que a Alsace Croisieres faz dos seus trabalhadores é completamente absurdo, insensato e chocante e conduz a situações totalmente inaceitáveis».

Acção do Grupo Parlamentar do PCP leva situação ao Governo PS e à Autoridade para as Condições do Trabalho

«Estas práticas, além de potencialmente ilegais, têm prejudicado severamente os trabalhadores no acesso à proteção laboral, fiscal, contributiva e de saúde no trabalho, incluindo nas situações de doença ou acidente do trabalho», afirma o Grupo Parlamentar do PCP, em questão dirigida ao Governo enviada no início do mês de Julho.

No mínimo, a actividade da Alsace Croisieres no nosso país é «uma afronta à soberania do Estado português». Na sequência das questões levantadas pelos comunistas, o Governo PS pediu a intervenção da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui