Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Encontro pela Paz

Gaia recebe o III Encontro pela Paz

O próximo Encontro pela Paz, com o lema «Nos 50 anos de Abril, pela Paz todos não somos demais!», vai realizar-se no próximo dia 28 de Outubro, em Vila Nova de Gaia, entre as 10h30 e as 17h30.

Manifestantes pediram o fim da guerra e paz para a Ucrânia, durante acções em seis localidades, organizadas pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) sob o lema «Parar a Guerra, dar uma oportunidade à Paz!». Na foto, em Lisboa, a 10 de Março de 2022
Manifestantes pediram o fim da guerra e paz para a Ucrânia, durante acções em seis localidades, organizadas pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) sob o lema «Parar a Guerra, dar uma oportunidade à Paz!». Na foto, em Lisboa, a 10 de Março de 2022CréditosAntónio Cotrim / Agência Lusa

Dezenas de associações e movimentos que «tomam clara e inequívoca posição pública contra a guerra e manifestam sincera determinação em defender os valores da Paz e da solidariedade entre os povos», estão a preparar o III Encontro pela Paz, que se vai realizar no dia 28 de Outubro no Pavilhão Municipal de Oliveira do Douro, em Vila Nova de Gaia.

Esta iniciativa, promovida pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), dá continuação a outros encontros (realizados a 20 de Outubro de 2018, em Loures, e a 5 de Junho de 2021, em Setúbal), tendo este ano a acrescida relevância de exigir o fim do massacre na Faixa de Gaza.

A acção pretende contribuir para a «promoção da mobilização e intervenção em defesa da Paz e da cooperação internacional, pela rejeição do militarismo, da corrida aos armamentos e da guerra, tendo presentes os princípios constantes na Constituição da República Portuguesa e na Carta das Nações Unidas».

Em oposição «ao militarismo, à corrida aos armamentos e à guerra; pelo encerramento das bases militares estrangeiras e a abolição das armas nucleares e outras armas de destruição massiva; pela dissolução de blocos político-militares como previsto da Constituição da República Portuguesa», centenas de pessoas vão exigir, em Gaia, em luta pela defesa do ambiente e da Paz; «o desanuviamento das relações internacionais; o desarmamento universal, simultâneo e controlado e o respeito pelos princípios da Carta das Nações Unidas e do Direito Internacional».

«Pela Paz, todos não somos demais!». Conscientes de que é «imperioso encontrar as respostas mais adequadas para enfrentar as sérias ameaças à Paz que continuam a pairar sobre a Humanidade» vão participar a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD); a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP-IN); a Federação Nacional de Professores (Fenprof); a Juventude Operária Católica (JOC); o Movimento Democrático de Mulheres (MDM); o Movimento dos Municípios pela Paz (MMP); o Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM); a Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM); a União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP); a Câmara Municipal de Setúbal, Évora (coordenadora em Portugal da rede Mayors for Peace) e Vila Nova de Gaia (anfitriã do lll Encontro).

«A causa da Paz sairá mais enriquecida e reforçada em resultado da reflexão conjunta e do amplo contributo de todos, exortamos todos os interessados nesta causa fundamental a contribuírem para o sucesso do Encontro pela Paz».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui