|Margem Sul

Utentes da Fertagus exigem melhorias no transporte

Utentes alertam para carruagens sobrelotadas de manhã e na hora de ponta da tarde, atrasos decorrentes da dificuldade em entrar e sair das carruagens e passageiros a sentirem-se mal com as aglomerações.

O contrato de concessão entre o Estado e a Fertagus foi publicado em 2005
A Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul reclama medidas concretas à Fertagus para melhorar o transporte CréditosJcornelius / CC BY-SA 3.0

A situação é denunciada pela Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul, que reclama medidas concretas por parte da Fertagus e da tutela.

A Comissão de Utentes chama a atenção para o facto deste serviço não sofrer alterações «praticamente desde a sua inauguração, em 1999», sublinhando que permanecem «as mesmas estações, as mesmas composições e praticamente os mesmos horários», enquanto a Península de Setúbal e a Área Metropolitana de Lisboa sofreram um forte crescimento nestes 24 anos.

O serviço da Fertagus apresenta ainda outros problemas, como o facto de o estacionamento junto às estações não ser gratuito para os portadores de passe (nas estações de Setúbal, Coina, Fogueteiro, Foros da Amora, Corroios e Pragal), levando ao estacionamento desregrado nas imediações das estações e à degradação dos acessos e do espaço público.

Os utentes «estão fartos de esperar, fartos de anúncios e de louvores ao uso dos transportes públicos e ao meio ambiente», afirma a Comissão, que, no imediato, reclama «comboios duplos (com oito carruagens)», considerando que «não faz sentido a ligação a Setúbal ser garantida por comboios simples (apenas com quatro carruagens)».

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