Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Ambiente

O Pinhal Novo prepara o combate às alterações climáticas

O projecto Pinhal Novo Verde, dinamizado pela Câmara Municipal de Palmela, foi aprovado, representando um investimento de 75 mil euros na rearborização e criação de espaços sombra na vila.

Jardim do Pinhal Novo, Palmela 
Jardim do Pinhal Novo, Palmela CréditosJoão Palmela / fotografiadejoaopalmela.blogs.sapo.pt

Estima-se que o projeto acrescente 9,2 hectares de área arborizada à vila do Pinhal Novo, transformando, quando as árvores forem adultas, 13% do espaço público em área de sombra, adicionando 14 922 m2 aos 115 866 m2 de sombra actual.

A Câmara Municipal de Palmela (CMP), que está a coordenar o projecto Pinhal Novo Verde, prevê que a totalidade da população da vila beneficie destas intervenções, acrescentando os feirantes e visitantes do Mercado Mensal, totalizando o número de pessoas a beneficiar dos novos espaços de sombra em 25 460 pessoas.

A operação, que já recebeu o aval do Programa Operacional Compete 2020, relativo ao Apoio à Transição Climática - Intervenções de Resiliência dos Territórios Face ao Risco - (Re)arborização de Espaços Verdes e Criação de Ilhas-sombra em Meio Urbano, estará concluída até 31 de Dezembro de 2023. 75 mil euros serão investidos neste contexto.

Em comunicado, a CMP alerta que, «de acordo com os estudos climáticos do Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas da AML (PMAAC-AML) e do Plano Local de Adaptação às Alterações Climáticas (PLAAC) de Palmela (em elaboração), o calor excessivo é, actualmente, um dos perigos climáticos mais relevantes no concelho de Palmela».

Estes estudos demonstram que o Pinhal Novo «é o aglomerado urbano onde um maior número de pessoas apresenta - e apresentará no futuro - maior exposição e vulnerabilidade ao calor excessivo».

Um excesso de calor pode ter impactos severos na saúde humana, agravando ou despontar problemas cardiovasculares e respiratórios, «tornando-se urgente actuar para proteger a população».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui