Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|habitação pública

Moradores do Casal da Mira acusam Câmara da Amadora de negligência

Infiltrações nas habitações, elevadores avariados e falta de iluminação são apenas algumas das denúncias dos moradores do Casal da Mira, que já entregaram abaixo-assinado à autarquia a pedir reunião urgente.

Créditos / Vida Justa

A urbanização do Casal da Mira é um bairro de habitação pública, que integra o Parque Habitacional Municipal da Câmara Municipal da Amadora (CMA), cabendo por isso à autarquia a responsabilidade pela manutenção e conservação do mesmo. No entanto, a manutenção «é praticamente inexistente», afirmam os moradores, que se queixam de um «flagrante» esquecimento relativamente às condições indignas em que vivem.

Foram 80 os habitantes do Casal da Mira, na freguesia da Encosta do Sol, que subscreveram o documento endereçado à presidente da Câmara da Amadora e aos eleitos da Assembleia Municipal, a que se juntou o movimento Vida Justa, que vem acompanhando estas pessoas e ontem esteve presente na entrega do abaixo-assinado, onde se solicita reunião urgente com a autarquia. 

Os subscritores alertam para «graves infiltrações» nas habitações do bairro, provocadas por «falta de manutenção» das coberturas e empenas dos edifícios, «colocando em perigo a saúde pública e provocando a insalubridade das casas», e também dos elevadores, avariados por «longos períodos de tempo, colocando em causa a mobilidade de moradores doentes e idosos que vivam em andares altos».

Entre as questões a ameaçar a integridade física dos moradores há também, de acordo com o texto, a inexistência ou avaria de portas de entrada, bem como de caixas de correio ou campainhas, falta de iluminação nas zonas comuns, tectos falsos e claraboias destruídas e a falta de inspecção de instalações de gás.

Quanto ao espaço público, os moradores do Casal da Mira afirmam que o único parque infantil do bairro «não oferece as mínimas condições de segurança», faltando também iluminação pública.

Créditos

«A inexistência de parques verdes e de mobiliário urbano, a falta de sinalização e lombas para a redução de velocidade na proximidade das escolas e a falta de recolha de lixo volumoso, entre outras, revelam um inaceitável esquecimento destas pessoas por parte da CMA», refere o Vida Justa num comunicado, onde alerta igualmente para o «muito limitado» acesso a transportes públicos.

«É inaceitável a marginalização que tem sido alvo a população do Casal da Mira pela CMA, que tem a responsabilidade de realizar obras de conservação nas casas camarárias, garantindo o acesso a uma habitação digna, que garanta a saúde e a segurança dos moradores», critica o movimento.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui