Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Parlamento Europeu

Miguel Viegas impedido de entrar no Tesouro norte-americano

O deputado do PCP, que integra uma delegação da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu (PE) de visita aos EUA, foi impedido de entrar no Departamento do Tesouro, em Washington. Não lhe foi dada qualquer explicação.

Miguel Viegas, deputado do PCP no PE, foi impedido de entrar do Departamento do Tesouro norte-americano
Miguel Viegas, deputado do PCP no PE, foi impedido de entrar do Departamento do Tesouro norte-americanoCréditos

A situação ocorreu esta quarta-feira, segundo denunciou o deputado na sua conta de Facebook. Contactado pelo AbrilAbril, Miguel Viegas explicou que estava nos Estados Unidos da América, integrado numa delegação da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do PE e que a ideia era «manter encontros bilaterais para aferir as tendências da nova administração relativamente ao sector financeiro».

«Logo na primeira visita, ao Departamento do Tesouro norte-americano (equivalente ao Ministério das Finanças), a nossa entrada foi vetada, sem qualquer explicação», disse, precisando que nem o deputado comunista nem o assistente da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL) que o acompanhava tiveram autorização para entrar.

Miguel Viegas considerou a situação, no mínimo, «estranha», sobretudo tendo em conta que todos os restantes membros da delegação – S&D (a que pertence o PS), PPE (onde figuram PSD e CDS) e ALDE (grupo de Marinho e Pinto) – puderam entrar.

O deputado do PCP no PE sublinhou ainda que «os controlos são uma constante, o que revela um clima de paranóia securitária».

Foi formalizado um protesto junto da Comissão e do PE, até agora sem resposta.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui