Opinião

Opinião

António Santos

A Grande Depressão, uma epidemia capitalista

Conceber a ciência como um campo socialmente asséptico, historicamente neutro e a cheirar a desinfectante não é só um erro epistemológico: é a negação do próprio método científico. Ou seja, a história do pensamento científico só pode ser entendida no campo de batalha da luta de classes.

Editorial

É o dia da juventude!

Nunca é demais lembrar este papel da juventude, com o seu dinamismo e espírito inconformado, mas, principalmente nos dias de hoje, é preciso lembrar que a juventude continua a resistir e a lutar.

Jorge Seabra

SNS – O ataque continua

A verdadeira História da evolução dos cuidados de saúde em Portugal no último meio século está ainda por fazer, e tem aspectos particulares que colocam o nosso país como um caso particular na Europa.

Avelãs Nunes

O mito da «Europa»

Na Europa contemporânea, o ideal pan‑europeu afirma‑se entre as duas guerras mundiais do século XX, período durante o qual surgiram propostas várias no sentido da organização de cartéis e da celebração de acordos com vista a uma gestão conjunta dos sectores do carvão e do aço.

Duarte Caldeira

Riscos e segurança

A propósito da Conferência de Setúbal é relevante sublinhar o excelente trabalho que a autarquia sadina tem desenvolvido no domínio da Proteção Civil.

João Rodrigues

Celebrar a abdicação da democracia?

Para lá das rematadas ilusões sobre a sua eventual reforma progressista, a UE emerge como a mais completa materialização do projecto neoliberal à escala de um continente: reduzir tanto quanto possível o impacto da democracia política na economia capitalista

André Albuquerque

Pós-laboral #9

Um Novo Modelo de Apoio às Artes que vos comunico em desafio. Um filme sobre negros oprimidos (e assassinados) em pleno século XX e um outro sobre um deles que conseguiu fugir a essa opressão e tornar-se ídolo para a eternidade.

João Ferreira do Amaral

A reserva de soberania e o futuro de Portugal

A União Europeia não é um mero prosseguimento da CEE sob outro nome. A União é algo de novo, e o seu estabelecimento, em 1992, com a ratificação do tratado de Maastricht, representou um corte em relação ao que tinha sido até aí a evolução da integração europeia ocidental pós-II Guerra Mundial.

Imagem do Dia

Vieram jovens de todo o País manifestar-se até à Assembleia da República

Frase do dia

“Durão é um patriota que enquanto presidente da Comissão Europeia ajudou sempre Portugal nos momentos críticos”

Paulo Portas

28 de Março de 2017

Número do Dia

54%

54% dos desempregados recebe um subsídio inferior a 420 euros

Caixa Geral de Depósitos

Aumento de capital público avança na Caixa

A Caixa Geral de Depósitos vai avançar com o encerramento de 200 agências e a saída de 2200 trabalhadores até 2020. O processo de recapitalização foi confirmada pela Comissão Europeia.

CGD com menos trabalhadores e menos balcões

Segundo revelou António Domingues, ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), ouvido hoje no Parlamento, o plano de reestruturação da CGD implicava diminuir 2200 trabalhadores até 2020.

Zeca Afonso, sempre

No dia em que passam 30 anos da morte de Zeca Afonso lembramos a música do professor, autor e músico que esteve do lado certo da História.

Trabalho

Enfermeiros conseguem que Governo ceda

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) considerou positivos os resultados da reunião com o ministro da Saúde, com a cedência a várias reivindicações, daí ter desconvocado a greve marcada para os dias 30 e 31 de Março.

Nacional

CDS esquece cortes do seu governo

Assunção Cristas acusa o Governo de ter feito «cortes cegos» nos serviços públicos para conseguir défice de 2,1% em 2016; no seu último ano como ministra, os gastos com Saúde foram mais baixos.

Novo Banco é para entregar a fundo abutre

A Comissão Europeia mantém a pressão sobre as autoridades nacionais para que o Novo Banco seja vendido, concluindo o processo de negociação em curso com o fundo abutre Lone Star.

Novas vozes despertam para a saída do euro

O Bloco abandonou o europeísmo com que se apresentou em sucessivos actos eleitorais e defende a «preparação do País para a saída do euro» e o «controlo público da banca e dos sectores estratégicos».

O que está em causa na legalização das plataformas

Projectos de lei do Governo e do BE ainda não equiparam a actividade do «transporte em veículo descaracterizado a partir de plataforma electrónica» (TVDE) com o sector do táxi. São as propostas do PCP que vão nesse sentido.

Dia do Estudante marcado com acções de protesto

Os estudantes do Ensino Superior assinalaram o Dia do Estudante em luta, ontem, com concentrações no Porto, em Coimbra, em Braga, em Évora e nas Caldas da Rainha, e uma manifestação em Lisboa.

Local

População em defesa da reposição da freguesia da Reboleira

Cerca de duas centenas de pessoas estiveram em protesto pela reposição da freguesia da Reboleira. O movimento organizador lançou um abaixo-assinado e afirma que a freguesia foi dividida a «régua e esquadro», com várias consequências para a população.

Novo constrangimento no Metro de Lisboa

Utentes e trabalhadores do Metro de Lisboa condenam novo atropelo à mobilidade dos utentes da Linha Azul. A partir de hoje haverá percursos alternados para a Pontinha e para a Reboleira. 

Freguesia de S. Pedro da Cova «perto de vitória histórica»

A Junta de Freguesia de São Pedro da Cova, no concelho de Gondomar, congratula-se com o anúncio do Ministério do Ambiente de uma verba de 10 milhões de euros para proceder à remoção total dos resíduos perigosos provenientes da Siderurgia Nacional.

Em defesa da exploração dos baldios

A população do Barrocal, no concelho de Pombal, protestou contra a tentativa de alargamento da exploração de pedra por parte da empresa Iberobrita naquela serra, sem que fossem ouvidos os benificiários dos baldios.

Internacional

Uma declaração que dita o mesmo caminho

Estão reunidos os chefes de Estado e governo dos países da União Europeia (UE), assinalando os 60 anos da assinatura do Tratado de Roma. Assinaram uma declaração sobre o futuro da UE que no essencial dita o prosseguimento das orientações que levaram à situação vivida pelos países membros.

Dossiers

Cultura

Por uma cultura independente e acessível

Estruturas ligadas às artes lançaram um comunicado com propostas consensualizadas para o Novo Modelo de Apoio às Artes, que o Ministério da Cultura e a Direcção-Geral das Artes vão apresentar. Desafiam igualmente a população a enviar as suas opiniões.

Opinião

Mensagem das guerreiras do Funk!

Março é o mês da Mulher, e, porque essa força não se esgota num dia de luta, assumimos o grito de tantas guerreiras que ao longo do tempo fazem da canção uma arma contra a opressão, em defesa da mudança da sociedade

Tiago Santos

Bertolt Brecht no Barreiro

«A Excepção e a Regra», de Bertolt Brecht, estreia no Teatro Municipal do Barreiro, no próximo dia 17 de Março. 

Opinião

O centro, ou seja, a mulher

Sugestões de leituras, músicas, filmes, teatro e outras manifestações artísticas para o mês do Dia da Mulher, que é também o mês da Poesia.

José António Gomes

Opinião