Grandes superfícies

Trabalhadores do El Corte Inglés vítimas de assédio

Trabalhadores do El Corte Ingés realizaram, sábado passado, uma acção de protesto em frente à loja de Vila Nova de Gaia, onde denunciaram os «atropelos aos seus direitos» e exigiram da administração uma «posição séria na mesa das negociações» no que diz respeito ao caderno reivindicativo apresentado.

«Havia um medo que se quebrou»

Há algum tempo que a Bela Vista, em Setúbal, e a Quinta do Mocho, em Loures, deixaram de ser presença assídua nos noticiários... por más razões. O AbrilAbril foi saber porquê. Hoje falamos da Quinta do Mocho.

greve

Cinco dias em greve nas minas de Neves-Corvo

Os mineiros de Neves-Corvo, em Castro Verde, vão avançar para a greve de 3 a 7 de Outubro. A «humanização dos horários de trabalho», a reforma antecipada e o descongelamento das carreiras estão entre as principais reivindicações.

Opinião

Alfredo Maia

Os jornalistas e a Paz

Quantas vacinas para muitas doenças ainda letais, quantos livros, quantas pinturas ou esculturas, quantas escolas, quantas bibliotecas e quantos teatros ou museus, quantos hospitais vale uma bomba?

Duarte Caldeira

Esta é a hora!

A catástrofe de Pedrógão Grande constitui expressiva fonte de aprendizagens e ensinamentos, no que concerne ao sistema de proteção civil, tal como se encontra estruturado em Portugal. Este é o momento para se parar e refletir sobre o sistema que temos e o sistema de que o País necessita.

Joana Manuel

Para toda a gente, tudo #15

Nada, é quanto se paga para entrar no Teatro Nacional Dona Maria II, nos dias 16 e 17, para assistir a espectáculos, conversas, exposições ou concertos.

José Goulão

O assalto da besta federalista

Juncker recebeu os sopros, os recados, as instruções, as ordens que deram forma ao discurso que foi ler perante o Parlamento Europeu. Encomendaram-lhe o primeiro acto de um golpe em marcha.

Agostinho Lopes

A diabolização dos lucros pelo PCP

Todo este chorrilho de asneiras teve como justificação a proposta do PCP para a sustentabilidade da Segurança Social! Uma certeza existe: se a estupidez pagasse imposto, a sustentabilidade da Segurança Social estava assegurada! 

João Dinis

Incêndios Florestais

Neste ano de 2017, a experiência «trágico-incendiária» voltou a ser feita e até bateu vários «recordes mundiais», e não falamos apenas da tragédia de Pedrógão Grande…

Eleições Autárquicas 2017

CGTP-IN: votar em quem tem dado provas de honestidade

A central sindical defende que as eleições autárquicas de 1 de Outubro constituem «uma oportunidade» para a participação dos trabalhadores através do voto naqueles que «têm dado provas de honestidade e se apresentam com um programa claro ao serviço das populações e na defesa intransigente do poder local democrático».

Opinião

Debate furado

Como é possível que a pirâmide etária do concelho de Bragança tenha dado uma tal cambalhota, passando os maiores de 65 anos a serem bem mais do que o dobro dos menores de 15 anos?

José Castro

Polémica com listas de cidadãos eleitores

Nos últimos dias sucederam-se notícias sobre candidaturas de cidadãos eleitores, ditas «independentes»: o tribunal não aceitou as candidaturas de Isaltino Morais e Sónia Amado Gonçalves, em Oeiras, e, no Porto, a candidatura de Rui Moreira é posta em causa pela coligação PSD/PPM, argumentando com o parecer do Conselho Nacional de Eleições.

Bernardino Soares rejeita declarações xenófobas do PSD

O presidente da Câmara Municipal de Loures diz que as declarações xenófobas do candidato do PSD revelam que «não conhece o concelho nem as suas comunidades» e lembra trabalho da autarquia e a cultura de acolhimento de Loures.

Imagem do Dia

Trabalhadores siderúrgicos da ArcelorMittal durante uma greve nacional em protesto contra as reformas laborais neo-liberais do governo Macron. Marselha, França, 12 de Setembro de 2017. Fotografia: Créditos / Reuters

Frase do Dia

“PSD pondera pedir alteração da lei dos estrangeiros que a torne «menos arriscada»”

Observador

19 de Setembro de 2017

Número do Dia

13

A eleição, pelo Parlamento, do provedor de Justiça, do conselho de fiscalização das «secretas» e da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) foi agendada nesta terça-feira para 13 de Outubro

Novo Banco

Novo Banco quer ir além da meta de despedimentos

O Novo Banco propõe rescisões a 19 trabalhadores da unidade de arquivo, em Palmela, sob a ameaça de despedimento por extinção de posto de trabalho. Serviço será «externalizado», aponta sindicato.

Colecção de arte do BES pode ser entregue à Lone Star

O património cultural do BES, agora na posse do Novo Banco, corre o risco de ser alienado à Lone Star em conjunto com o banco. São milhares de peças de mobiliário, cerâmica, têxteis, livros, fotografia e de numismática.

Trabalho

Dúvida do CDS-PP e atraso do BE adiam a votação do PREVPAP

A votação do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários do Estado (PREVPAP) foi adiada para depois das autárquicas, pedido feito pelo CDS-PP. Os comunistas divulgaram as suas propostas de alteração ao diploma, em que pretendem «que ninguém fique excluído».

CESP anuncia jornada de luta nas empresas de distribuição

Os trabalhadores dos armazéns de logística da Jerónimo Martins e da Sonae vão fazer greve no dia 28 deste mês, exigindo aumentos de salário, o fim das discriminações salariais e a correcção da carreira profissional dos operadores de armazém.

Trabalhadores da Resiestrela em greve no dia 18

Os trabalhadores da Resiestrela voltam à greve na segunda-feira, exigindo aumentos salariais e a abertura de negociações. Nos vários plenários realizados desde a greve de 14 de Agosto, os trabalhadores mostraram-se «determinados a prosseguir a sua legítima luta».

Nacional

«A cada momento, o PCP saberá encontrar resposta concreta»

Jerónimo de Sousa, num comício em Coimbra, valorizou os «avanços alcançados» com a actual solução política, com a intervenção do PCP e da CDU. Afirmou ainda que «o PCP saberá encontrar resposta concreta», com independência e em defesa dos interesse dos trabalhadores e do povo.

A despenalização da IVG foi «um sucesso»

Portugal é actualmente o país europeu com menos interrupções voluntárias da gravidez por cada mil nascimentos vivos, o que vem demonstrar que a despenalização foi «um grande sucesso», considera o director-geral da Saúde.

Não chegam 600 euros para estudar em Lisboa

Um estudo divulgado esta terça-feira revela que um estudante universitário deslocado nas cidades de Lisboa e Porto precisa, no mínimo, de 600 e 500 euros, respectivamente, para alojamento, transportes e alimentação. 

Local

Um ano a mostrar o megalitismo de Mora

Cumpre-se hoje um ano da inauguração do projecto da Câmara Municipal de Mora, no distrito de Évora, que honra o legado artístico do concelho. Falamos do Museu do Megalitismo.

Inscrições para «Kid's Guernica» até 6 de Novembro

«Kid's Guernica» é um projecto da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), dirigido aos alunos das escolas públicas destes concelhos. As inscrições para a 6.ª edição, cujo lema é «Arrábida Biosfera», decorrem até 6 de Novembro. 

Câmara do Seixal avança com alternativa à EN10

Apesar de esta ser uma responsabilidade da Administração Central, a Câmara do Seixal vai avançar com a construção da futura Estrada Regional 10, até à freguesia da Amora. A alternativa à EN10 permitirá descongestionar o trânsito na freguesia de Corroios. 

Crianças da Pontinha a quatro quilómetros da escola

A situação não é nova mas foi agravada pelo encerramento de turmas na Escola Básica Dr. Mário Madeira, numa decisão conjunta do agrupamento e da Câmara de Odivelas, que obriga as crianças da Pontinha a frequentarem estabelecimentos fora da vila. 

Internacional

Exército Árabe Sírio preparado para atravessar o Eufrates

Uma fonte militar garantiu que as tropas de elite sírias na província de Deir ez-Zor se preparam para atravessar o rio Eufrates e combater o Daesh na sua margem oriental. Bothaina Shaaban, conselheira do presidente sírio, disse que o EAS combaterá qualquer força ilegítima no país.

Forças israelitas prenderam 60 palestinianos na última semana

Em operações realizadas entre as madrugadas de domingo, 10, e a deste sábado, as forças israelitas prenderam pelo menos 59 palestinianos na Cisjordânia. De acordo com a ONU, este ano Israel efectuou, em média, 85 operações de busca e captura a cada duas semanas.

Opinião

Dossiers

Cultura

Opinião

Para toda a gente, tudo #15

Nada, é quanto se paga para entrar no Teatro Nacional Dona Maria II, nos dias 16 e 17, para assistir a espectáculos, conversas, exposições ou concertos.

Joana Manuel

O jazz regressa a Sesimbra

A Fortaleza de Santiago, em Sesimbra, volta a ser o palco principal do festival «Aqui há jazz». A par de reconhecidos nomes do jazz nacional, como Luísa Sobral, esta edição integra dança e um showcooking musical.

Opinião

O voto é também um acto cultural

Rei Lear é uma história que foi repetidas vezes contada em crónicas e romances a que o grande dramaturgo inglês deu forma definitiva e genial, irrompendo pelos bastidores da história de que o mundo só acaba por captar os efeitos exteriores.

Manuel Augusto Araújo