Opinião

João Dinis

«Certificações» e outras «Indicações» alternativas

Nesse processo, e de entre múltiplos vectores, foram sendo «reciclados» os processos, as tendências e os objectivos perseguidos pela «Certificação» – a tender para a intensificação e para a industrialização – de Bens e Produtos Agro-Alimentares e Florestais.

José Goulão

Uma farsa assassina

Em pouco mais de duas palavras: os familiares dos inocentes de Manchester, Londres, Paris e Nice deveriam antes pedir responsabilidades aos governos dos seus países por fomentarem o terrorismo que os vitimou.

Ana Avoila

Por soluções imediatas na Função Pública

Os trabalhadores da Função Pública dizem BASTA e estão a aderir massivamente ao apelo da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais para no dia 26 de maio fazerem greve e lutarem pelos seus direitos e pelos direitos de todos.

Tiago Santos

Paz sim! Guerra não!

A cantiga é uma arma poderosa nessa luta pela Paz. Mas o combate pela mudança de políticas deve ser travado nas ruas e em todos os lugares onde uma política de paz, cooperação, verdadeira fraternidade e não ingerência possa finalmente um dia conquistar o devido e necessário lugar na política internacional.

Agostinho Lopes

O Corbyn ainda está vivo?

Se está vivo, já não devia estar, a acreditar nas proféticas e tenebrosas profecias de correspondentes em Londres, em correspondência com os correspondentes articulistas em Portugal dos nossos principais órgãos de comunicação social.

Joana Manuel

Para toda a gente, tudo #11

«É urgente que a nossa cultura conceda um lugar mais importante à compreensão dos mecanismos da comunicação, dos processos da argumentação e dos métodos manipulatórios. É necessário que conheçamos melhor por que motivo fazemos as coisas, como formamos as nossas opiniões, os fundamentos das nossas decisões.»

José Goulão

A terceira via para o abismo

Em tudo o que é comunicação social situacionista, a nível interno e internacional, as manobras conduzidas em torno da figura de Macron serviram para redesenhar «a esquerda» institucional, embora o candidato agora presidente tenha sido inicialmente definido como «centrista». 

José Alberto Lourenço

Só um bom trimestre não chega

Os resultados agora obtidos serão tanto ou mais valorizados quanto eles forem sustentáveis, e esse é sem dúvida o grande desafio que se coloca ao actual governo.

Longas carreiras contributivas: o que prevê a proposta do Governo?

O Governo propõe um novo regime de reformas antecipadas, que, tal como veremos a seguir, corrige em parte as injustiças cometidas por anteriores governos, em particular o do PSD e do CDS-PP. No entanto, está ainda longe daquilo que é socialmente justo e necessário, e que está também consagrado no ordenamento jurídico de outros países: maior valorização das longas carreiras contributivas.

60 ANOS DO TRATADO DE ROMA

Um passado sem futuro

Nesta semana esperam-nos entorses e mistificações da História das últimas seis décadas no continente europeu, em resposta a mais uma crise do projecto de integração capitalista.

Opinião

O mito da «Europa»

Na Europa contemporânea, o ideal pan‑europeu afirma‑se entre as duas guerras mundiais do século XX, período durante o qual surgiram propostas várias no sentido da organização de cartéis e da celebração de acordos com vista a uma gestão conjunta dos sectores do carvão e do aço.

António Avelãs Nunes

Opinião

Celebrar a abdicação da democracia?

Para lá das rematadas ilusões sobre a sua eventual reforma progressista, a UE emerge como a mais completa materialização do projecto neoliberal à escala de um continente: reduzir tanto quanto possível o impacto da democracia política na economia capitalista

João Rodrigues

Opinião

A reserva de soberania e o futuro de Portugal

A União Europeia não é um mero prosseguimento da CEE sob outro nome. A União é algo de novo, e o seu estabelecimento, em 1992, com a ratificação do tratado de Maastricht, representou um corte em relação ao que tinha sido até aí a evolução da integração europeia ocidental pós-II Guerra Mundial.

João Ferreira do Amaral

Opinião

NATO e União Europeia: a óbvia e velha geminação

Durante toda a segunda metade do século passado, a partir do Tratado de Roma de 1957, a Comunidade Económica Europeia sempre foi olhada como um «pilar europeu» da NATO, submetendo a política de defesa dos Estados membros às normas, práticas e estratégias da aliança militar transatlântica.

José Goulão

Imagem do Dia

Frase do Dia

“Passos diz que sem as medidas do seu governo em 2013, Madonna nunca teria vindo cá em 2017”

Inimigo Público

26 de Maio de 2017

Número do Dia

75%

A greve nacional da Função Pública contou com a adesão de 75% dos trabalhadores, chegando aos 90% nos sectores da Saúde e da Educação.

Novo Banco

Colecção de arte do BES pode ser entregue à Lone Star

O património cultural do BES, agora na posse do Novo Banco, corre o risco de ser alienado à Lone Star em conjunto com o banco. São milhares de peças de mobiliário, cerâmica, têxteis, livros, fotografia e de numismática.

Entrega a fundo abutre vai a votos na AR

A contestação à venda do Novo Banco vai ao plenário da Assembleia da República. O BE agendou um debate e o PCP vai apresentar um projecto de resolução para travar o negócio e exigir o controlo público.

Trabalho

Adesão a 100% em milhares de serviços públicos

A greve nacional da Função Pública de hoje está a ter elevada adesão em todo o País, com níveis próximos dos 100% nos turnos da noite, no sector da Saúde, e centenas de escolas encerradas.

Greve na Função Pública pode ter «grande adesão»

A Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) espera uma grande adesão à greve nacional convocada para sexta-feira, avisando que, com o lema «Soluções já!», a paralisação irá encerrar muitos serviços.

Continuam em falta vigilantes da natureza

A associação dos vigilantes da natureza voltou hoje a alertar para a falta de pessoal nos parques naturais. Governo garante que, até Julho, haverá mais 20 profissionais, mas no OE estavam previstos mais 50.

Nacional

Governo chamado a dar passos mais largos

O PSD e o CDS-PP quiseram disputar os louros com o PS pela saída «de onde nunca devíamos ter entrado» – o Procedimento por Défices Excessivos. No quinzenal de hoje, ainda houve espaço para Almaraz e o ataque aos trabalhadores da Altice.

Revista Poder Local: há 40 anos a falar de gestão democrática

Realiza-se esta terça-feira, a partir das 15h, em Lisboa, a conferência que assinala os 40 anos da revista que ao longo desde tempo tratou regularmente as questões que importam do ponto de vista da administração democrática e da autonomia do poder local. 

Local

Secundária de Palmela termina mais um ano sem pavilhão desportivo

Uma nota publicada na página do município revela que o Governo ainda não respondeu às propostas de partilha de responsabilidades para a construção do pavilhão desportivo da Escola Secundária de Palmela. A situação, «inadmissível», motivou a moção aprovada na reunião de Câmara do passado dia 17. 

Candidatos da CDU preocupados com o Metro de Lisboa

Os candidatos da CDU à presidência das câmaras municipais de Lisboa, Loures, Odivelas e Amadora demonstraram «preocupações reforçadas» em relação à expansão do Metro, após uma reunião com a administração da empresa.

Câmara do Seixal contra portagens na A33

A Câmara do Seixal exige a extinção das portagens na A33, que liga o Monte da Caparica a Alcochete, por ser o concelho «mais prejudicado», e já pediu uma reunião urgente ao Governo. 

Internacional

Coligação ocidental bate recorde de vítimas civis num mês

A coligação militar liderada pelos EUA matou o maior número de civis, num mês, desde que, em 2014, iniciou as suas operações na Síria, alegadamente para combater o Daesh. A informação foi revelada esta terça-feira pelo insuspeito Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Dossiers

Cultura

Memórias do exílio sobem ao palco em Coimbra

Estreia esta quinta-feira, no auditório do Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, «Exílio(s) 61/74». Cinco actores levam ao palco memórias de emigrantes das décadas de 60 e 70, num espectáculo que promete atingir diferentes públicos. 

Ana Biscaia cria livro gigante em Coimbra

A ilustradora Ana Biscaia vai construir um livro de pano gigante, este sábado, com adultos e crianças a partir dos seis anos, no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB), em Coimbra. Iniciativa integra o programa dos «Sábados para a infância».  

Está a chegar o Dia Internacional dos Museus

Este ano dedicado ao tema das histórias controversas, o Dia Internacional dos Museus será celebrado com entradas gratuitas em museus, palácios e monumentos, e uma programação plena de actividades, um pouco por todo o País. 

Documentário de Susana Sousa Dias distinguido na DocumentaMadrid

Luz Obscura, novo documentário de Susana Sousa Dias, feito a partir dos arquivos da PIDE, foi distinguido com a Menção Especial do Júri da Competição Internacional de Longas-Metragens da DocumentaMadrid, festival de cinema documental da capital espanhola.

Opinião