Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

Prestes a assinalar os 50 anos da Revolução dos Cravos, trazemos o tema da democratização da cultura e das artes através das campanhas de dinamização cultural e acção cívica que tiveram lugar no pós-25 de Abril. Foram realizadas mais de duas mil acções, entre 1974 e 1975, abrindo caminho à descentralização cultural no nosso país. A ligação da cultura à vida e o papel das artes neste processo são assuntos que lançamos para o debate entre quem dirigiu e participou nas campanhas e quem se dedica à investigação deste período.

Sem a habitual moderação, as investigadoras Cristina Pratas Cruzeiro e Sónia Vespeira de Almeida conversam com David Evans, Manuel Begonha e Manuel Augusto Araújo. Cristina Pratas Cruzeiro é investigadora auxiliar no Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa, tendo várias publicações sobre o tema das práticas e dinâmicas artísticas desenvolvidas após a Revolução. A antropóloga Sónia Vespeira de Almeida é professora no Departamento de Antropologia na FCSH da Universidade Nova de Lisboa e investigadora integrada do Centro em Rede de Investigação em Antropologia, tendo realizado a sua tese de doutoramento  e escrito vários artigos sobre esta temática.

Artista plástico autodidacta, David Evans realizou numerosas exposições individuais e colectivas e foi director da Galeria Judite Dacruz nos anos anteriores à Revolução, sendo actualmente tradutor e investigador no Centro de Estudos Ingleses de Tradução e Anglo-Portugueses, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Participou em algumas acções das Campanhas como artista plástico.

Presidente da Assembleia-Geral da Associação Conquistas da Revolução, Manuel Begonha foi membro do Conselho de Classes da Armada e da Assembleia do Movimento das Forças Armadas (MFA), tendo coordenado as Campanhas de Dinamização Cultural. É co-autor do livro "MFA - Dinamização Cultural - Acção Cívica" e autor de "A Viagem da Corveta" e "5.ª Divisão MFA, Revolução e Cultura".

Manuel Augusto Araújo foi um dos fundadores da Casa das Artes de Tavira, que dirigiu durante quinze anos, e preside à Associação Cultural Oficina Bartolomeu dos Santos. Com imensa actividade na área editorial, musical e das artes plásticas, Manuel Augusto Araújo escreve com regularidade para imprensa generalista e especializada sobre artes visuais, arquitectura, estética e política.

Com: Cristina Pratas Cruzeiro, Sónia Vespeira de Almeida, Manuel Begonha, David Evans, Manuel Augusto Araújo e Graça Gonçalves.

Já podes ver e ouvir nestas plataformas. Segue-nos!

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui