(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|contratação colectiva

Trabalhadores vêem repostos direitos em diversas autarquias

Várias autarquias assinaram e outras estão prestes a assinar com o STAL acordos colectivos que garantem aos trabalhadores a reposição de três dias de férias, entre outros direitos. Quatro municípios do distrito de Évora são exemplos recentes.

A assinatura do ACEP entre o STAL e a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo foi celebrada no dia 25 de AgostoCréditos / radionovaantena.com

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL/CGTP-IN) e as câmaras municipais do Alandroal, de Mora e de Montemor-o-Novo assinaram, recentemente, um Acordo Colectivo de Entidade Empregadora Pública (ACEEP), depois de, no dia 11 de Agosto, o mesmo ter acontecido na Câmara Municipal de Arraiolos, também no distrito de Évora.

De acordo com a nota divulgada, esta sexta-feira, pela União dos Sindicatos de Évora (CGTP-IN), a assinatura do acordo decorreu na presença de dezenas de funcionários dos municípios, constituindo «uma vitória dos trabalhadores e do seu sindicato no caminho da recuperação dos direitos roubados, especialmente durante os governos do PSD/CDS».

A assinatura deste ACEP reafirma o direito à negociação e à contratação colectivas, e garante, entre outros, o direito aos 25 dias úteis de férias, bem como a consolidação das tolerâncias de ponto no dia de aniversário do trabalhador e no dia de Carnaval, afirma o STAL.

No respeitante à recuperação de direitos, «o caminho a percorrer ainda é longo», nomeadamente «para pôr fim à política de baixos salários, às normas gravosas da legislação laboral, à precariedade e ao desrespeito pela dignidade profissional», defende a estrutura sindical. «Os objectivos serão conseguidos» com «a luta persistente e determinada», salienta.

A reposição dos três dias de férias, retirados pelo anterior governo do PSD e do CDS-PP, já havia sido proposta pelo PCP na Assembleia da República nesta sessão legislativa, tendo sido porém chumbada pelo PS, PSD e CDS-PP.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui