(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

|lutas sindicais

Trabalhadores na Autoeuropa merecem e querem mais

A resposta negativa da administração da Autoeuropa às justas reivindicações dos trabalhadores terá resposta apropriada, afirma a comissão sindical.

CréditosMário Cruz / Agência LUSA

Os resultados da mais recente reunião de negociação do Caderno Reivindicativo dos trabalhadores da VW Autoeuropa e a postura negativa da administração da empresa na reunião mereceram uma severa crítica por parte da Comissão Sindical do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE Sul/CGTP-IN) na empresa de Palmela.

Em comunicado emitido esta quinta-feira a Comissão Sindical do SITE Sul acusa a administração da Autoeuropa de «manter uma postura de desvalorização e afronta aos trabalhadores» e afirma não descartar «nenhuma forma de luta» para lhe dar «uma resposta apropriada».

Concretamente, a comissão sindical critica a recusa patronal em negociar o desbloqueio das bandas salariais, inibindo o devido reconhecimento, pela empresa, do contributo dos quadros mais antigos para o sucesso da VW Autoeuropa e impedindo aos mais novos uma progressão salarial mais justa no futuro.

Critica, também, a insistência do patronato em impor um acordo a três anos, proposta que os trabalhadores mais de uma vez rejeitaram em plenário.

Por fim, a comissão sindical considera que os valores referentes ao aumento salarial continuam a ser insuficientes para os trabalhadores recuperarem o poder de compra perdido com o aumento do custo de vida, o qual é muito superior à taxa de inflação oficial.

A VW Autoeuropa e o Grupo VW têm condições, afirma o sindicato, para irem ao encontro das justas reivindicações dos trabalhadores, como bem mostram os muitos milhões de euros de lucros que registaram e para os quais foi decisivo o esforço dos trabalhadores.

A Comissão Sindical do SITE Sul propõe que os trabalhadores reúnam em Plenário para apreciar a evolução das negociações e não que venham a ser «chamados a votar de um dia para o outro um produto que pela vontade de alguns consideram acabado».

Apela aos trabalhadores da VW Autoeuropa para que, de forma unida e determinada, dêem a resposta que considerem apropriada para melhorar os seus salários, condições de trabalho e de vida, para isso podendo contar com o SITE-Sul para a obtenção dos melhores resultados possíveis, sem descartar qualquer forma de luta, a discutir de forma colectiva.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui