(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

|Bancários

Trabalhadores do BNP Paribas querem aumentos contra a inflação

Os trabalhadores do BNP Paribas em Portugal querem aumentos entre 800 e 1000 euros anuais e um pagamento único de 1000 euros, para combater a inflação, com início em Janeiro de 2024.

Créditos / yahoo

A decisão foi tomada num plenário que juntou 1300 trabalhadores, adiantou a Comissão de Trabalhadores (CT), em comunicado dirigido à Lusa.

Os trabalhadores pretendem um pagamento único de 1000 euros a todos os trabalhadores, para compensar a inflação que este ano lhes corroeu os salários, e pretendem ver aumentos de 1000 euros anuais para trabalhadores que recebam até 40 mil euros por ano, e de 800 euros para trabalhadores com vencimentos acima desse valor.

Pediram também mais transparência nas práticas salariais, e a implementação de um «projecto-piloto» para um horário semanal de 35 horas, a ser depois alargado a todos. E apelaram a que o mecanismo de revisão de compensação usado pelo banco seja apenas «para compensar o desempenho e a experiência acumulada» e para estabelecer que os aumentos salariais e outros pagamentos realizados por razões como o aumento da inflação «sejam feitos periodicamente e numa data diferente». Outras medidas apresentadas são uma opção de seguro de saúde, a subsidiação de transporte público, alimentação mais acessível nas cantinas do banco e mais flexibilidade no teletrabalho.

«O BNP Paribas SA tem cerca de 8000 colaboradores a trabalhar em Portugal, um conjunto de trabalhadores muito considerável e diversificado que, no entanto, partilha muitos dos mesmos desafios e que, colectivamente, representa uma parte importante da força de trabalho do sector financeiro no país», refere a Lusa, citando o comunicado da CT.

Os trabalhadores recordam ainda os resultados «excepcionais e históricos» do banco em 2023 e que em França, depois de negociações entre a gestão e os sindicatos, a proposta do banco já considera o pagamento único de 1000 euros em Dezembro e aumentos entre 600 e 700 euros por ano.


Com Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui