(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

|apoio psicológico

Psicólogos denunciam precariedade no recrutamento durante a epidemia

O reforço de psicólogos na linha SNS24 foi concretizado através de «convites a colaboradores», onde contrastou a exigência em relação às competências e a desvalorização das condições de trabalho.

 

A denúncia é feita pelo Sindicato Nacional dos Psicólogos (SNP/CGTP-IN), onde afirma que as carências de psicólogos nas unidades de saúde justificariam uma política de contratação séria. Em vez disso, ao apelo a que estes profissionais viessem «acudir» às necessidades emergentes de saúde da população, chamou-se «convite», refere a organização sindical em nota.

Ao psicólogo era exigido que estivesse inscrito na Ordem dos Psicólogos e para além da formação académica ter ainda, preferencialmente, «formação específica em intervenção psicológica em situações de catástrofe», sublinha a estrutura sindical.

No entanto, para além de se recorrer ao teletrabalho, os profissionais eram responsáveis pelo equipamento necessário e pela sua manutenção, uma vez que foram utilizados os telemóveis com acesso a dados móveis dos próprios. A remuneração, essa, foi feita «à peça»: 2,5 euros por chamada recebida, com tempo estimado entre dez a 15 minutos.

O Sindicato Nacional dos Psicólogos, em Abril, já havia solicitado esclarecimentos ao Ministério da Saúde relativamente às formas de contratação, supervisão, formação e estatuto profissional dos coordenadores associados a esta prestação de serviço, mas até hoje não obteve qualquer resposta.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui