(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

|greve

Jornalistas convocam greve em solidariedade com colegas da Global Media

A administração da Global Media (GMG) «incumpre, de forma reiterada, os mais elementares deveres e obrigações legais». Jornalistas portugueses realizam 1 hora de greve solidária a 10 de Janeiro, dia de greve geral no GMG.

CréditosInácio Rosa / Lusa

«Apesar dos esforços desenvolvidos ao longo das últimas semanas no sentido de assegurar em tempo útil o processamento dos salários referentes ao mês de Dezembro, a Comissão Executiva vê-se obrigada a informar todos os trabalhadores do Global Media Group (GMG) não existirem, à data de hoje, condições que permitam o pagamento dos salários deste mês». Para além dos salários, também o subsídio de férias dos trabalhadores da JN, DN, TSF, O Jogo e outras publicações da Global Media está em atraso.

Desde a mais recente reestruturação accionista da GMG, que consagrou a entrada no grupo do fundo de investimentos World Opportunity Fund, com sede nas Bahamas e uma gestão nebulosa, todas as soluções para os alegados problemas financeiros da Global Media passam pelas revogações de contratos de trabalho, despedimentos de trabalhadores e incumprimento dos prazos de pagamento, denuncia o Sindicato dos Jornalistas (SJ).

Em resposta ao plano de despedimento de 150 trabalhadores, a suspensão de vários programas de comentário (ultrapassando aos decisões editoriais) e os salários em atraso, as redacções do Jornal de Notícias, TSF, O Jogo e Diário de Notícias, aprovaram, nos últimos dias de Dezembro, por unanimidade, a realização de uma greve geral na Global Media para o dia 10 de Janeiro de 2024.

O Sindicato dos Jornalistas considera que os profissionais não podem ser penalizados por comportamentos que são unicamente imputáveis à nova administração, «responsável por muitos dos prestadores de serviço que para si trabalham terem de recorrer à solidariedade de jornalistas para poderem sobreviver».

O pré-aviso de greve geral na Global Media abrange ainda todos os jornalistas, independentemente do órgão de comunicação social, entre as 14h e as 15h do dia 10 de Janeiro, «para que possam expressar a sua solidariedade para com os colegas do GMG e, também, de modo a alertar o poder político e a sociedade civil para a situação do sector».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui