(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

|salários em atraso

Hotel de Albufeira encerra sem pagar dois meses de salário aos trabalhadores

A administração do Ondamar ainda não pagou o salário de Dezembro (pagaram apenas 25%) e Janeiro, tendo encerrado ao público no passado dia 5, sem justificações. SHA/CGTP vai pedir intervenção da ACT.

Créditos

«O hotel tem estado a trabalhar bem e não se entende porque é que os salários não estão a ser pagos», refere a nota de imprensa do Sindicato de Hotelaria do Algarve (SHA/CGTP-IN), enviada ao AbrilAbril. A decisão de encerrar o hotel no período da Páscoa, que é sempre uma altura de grande ocupação nas unidades hoteleiras da região, é uma decisão ainda mais incompreensível para os trabalhadores, que se confrontam, desde 5 de Fevereiro, com o encerramento das instalações ao público.

Os trabalhadores do Hotel Ondamar, em Albufeira, ainda não receberam o salário de Dezembro de 2023 na totalidade (apenas pagaram 25%) e a totalidade do de Janeiro. «Esta incumprimento inaceitável da administração está a colocar os trabalhadores numa situação bastante difícil, havendo já alguns a passar graves dificuldades», alerta o sindicato.

O sindicato já fez chegar um pedido de esclarecimento à administração, exigindo explicações para este atraso injustificado no pagamento dos salários (já que a unidade hoteleira esteve a funcionar normalmente nestes dois meses) e quais as perspectivas para regularizar, de vez, esta injustiça. O SHA deixa claro, no entanto, que irá pedir a intervenção rápida da Autoridade para as Condições no Trabalho (ACT).

Os trabalhadores vão voltar a encontrar-se no próximo dia 26 para fazer uma avaliação da situação e, caso os salários ainda não tenham sido pagos, decidir as acções de luta necessária para denunciar a situação e garantir a administração pague o que está a roubar aos trabalhadores. O Sindicato da Hotelaria do Algarve apela «à unidade dos trabalhadores e à sua disponibilidade e determinação para a luta que for necessário fazer» até que sejam assegurados os seus direitos.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui