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|Ensino Superior

Docentes e investigadores discutiram o futuro do sector

A Fenprof realizou a quarta Conferência Nacional do Ensino Superior e da Investigação, sob o lema «Valorizar as carreiras, combater a precariedade e democratizar as instituições».

CréditosFernando Veludo / Agência Lusa

Aprovar orientações e propostas destinadas a reforçar a acção e a configurar a organização no âmbito do Ensino Superior e da Investigação e reforçar a sua afirmação e influência no sector, eram alguns dos objectivos do encontro organizado pela Federação Nacional de Professores (Fenprof/CGTP-IN).

Na resolução aprovada, os docentes afirmam que, se por um lado, a anterior legislatura criou «expectativas» quanto à melhoria das condições de trabalho, este novo ciclo político «não parece fazer antever melhorias significativas».

A luta desenvolver-se-á no sentido de «valorizar as carreiras, combater a precariedade laboral e democratizar as instituições de Ensino Superior», afirmam os professores, acrescentando que é igualmente necessário «um processo participativo e transparente de avaliação dos impactos do RJIES [Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior]» e a revisão dos estatutos das carreiras do Ensino Superior e da Investigação Científica.

Esta iniciativa, que decorreu na sexta-feira e sábado passados, contou com a participação de uma centena de docentes e investigadores de todo o País, delegados das suas instituições de Ensino Superior público e privado, e de diversos convidados portugueses e estrangeiros.

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