(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|lutas sindicais

Distribuição farmacêutica aceita aumentar salários, sem cortar direitos

A associação patronal Groquifar, que representa o sector do comércio grossista de produtos farmacêuticos e veterinários, vai actualizar os salários na ordem dos 8,33%, informa a Fiequimetal.

CréditosTiago Petinga / Agência Lusa

A Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas (Fiequimetal/CGTP-IN) considera que o acordo alcançado nas negociações é «positivo para os trabalhadores», representando um aumento médio de 8,33%, na tabela salarial, e de 5,82%, na massa salarial.

«Os novos valores têm aplicação retroactiva a Janeiro de 2022», preservando todos os direitos inscritos no contrato colectivo de trabalho em vigor.

O comunicado da Fiequimetal refere que os valores acordados são apenas os salários mínimos que podem ser praticados no sector, «não havendo nada que impeça as empresas de valorizarem ainda mais o esforço dos seus trabalhadores e pagarem acima da tabela». Os trabalhores podem, se assim o entenderem, exigir uma maior valorização.

As restantes reivindicações apresentadas – «a redução do horário de trabalho; regulamento do trabalho por turnos; dispensa no dia de aniversário; 25 dias de férias; tempo para uma diuturnidade e aumento do número de diuturnidades» - foram remetidas para a futura negociação integral do contrato.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui