(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|negociação colectiva

Condições para aumentos salariais na REN

A empresa, que se propõe pagar aos seus accionistas mais dividendos do os que lucros obtidos no ano anterior, não pode continuar em silêncio sobre o aumento dos seus trabalhadores, afirma a Fiequimetal.

CréditosANDRE KOSTERS / LUSA

A administração da REN vai propor a distribuição de mais de 114 milhões de euros em dividendos, depois de ter anunciado em 18 de Março passado, 109,2 milhões de euros de lucros.

Entretanto, segundo a Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas e Eléctricas (Fiequimetal/CGTP-IN), continua a manter silêncio sobre a proposta de aumento salarial entregue pela federação sindical em 21 de Janeiro deste ano, encontrando-se largamente ultrapassado o prazo legal para fazê-lo (30 dias).

A federação sindical interroga-se, em comunicado, sobre se a administração da REN estará à espera do resultado das negociações entre os sindicatos e a EDP, que se encontram em curso, quando o ano passado a empresa não acompanhou os aumentos nessa eléctrica nacional, a pretexto de que «são duas empresas diferentes que nada têm a ver uma com a outra».

Os trabalhadores da REN merecem ser reconhecidos por manterem a empresa a funcionar durante a pandemia, afirma a Fiequimetal, sublinhando que «muitos deles sem nunca terem estado em teletrabalho e tendo inclusive melhorado o índice de qualidade de serviço».

Rejeitando recompensas que não sejam mais do que «palmadinhas nas costas», a Fiequimetal pede aos trabalhadores da REN para se manterem atentos e mobilizados para o processo negocial, do qual promete dar conhecimento constante aos trabalhadores.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui