(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

|Segurança Social

Caixa dos ferroviários de 1927 não é actualizada há 14 anos

Na sequência da intervenção da CGTP-IN junto do Ministério do Trabalho, a central sindical reuniu com o secretário de Estado da Segurança Social para discutir o problema da caixa dos ferroviários de 1927 não ser actualizada há 14 anos.

CréditosManuel de Almeida / Lusa

A CGTP-IN reuniu ontem com o secretário de Estado da Segurança Social para debater a situação dos beneficiários da Caixa dos Ferroviários de 1927. Durante a reunião, foi obtido o reconhecimento da necessidade de actualizações das pensões, além da garantia de que serão tomadas para resolver essa questão no menor prazo possível.

Um dos pontos discutidos foi também a actualização das pensões com os devidos efeitos retroactivos, tendo por base as actualizações salariais que se verificaram na CP desde a última actualização destas pensões que foi em 2009.

Na a reunião, a central sindical defendeu ainda a necessidade de integração desses beneficiários no regime geral da Segurança Social como uma solução justa para discriminação que se assiste. Em resposta, a secretaria de Estado manifestou apenas disposição para analisar essa possibilidade.

Segundo a nota da CGTP, durante a reunião foi «questionada a necessidade de dotar os serviços da segurança Social de informação sobre o regime da Caixa de 1927, tendo sido assumido que isso será feito, de modo a haver um melhor atendimento aos pensionistas deste regime e evitar os problemas que nos têm sido relatados». Além das questões já mencionadas, também foi abordado o tópico do subsídio de funeral.

A delegação da CGTP-IN, que esteve presente na reunião, foi composta pela secretária-geral, pelo coordenador da Fectrans, pelo coordenador do SNTSF e pelo coordenador da Inter-Reformados. 
 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui